segunda-feira, 18 de agosto de 2014

DEUS É CONTRA O SOFRIMENTO HUMANO?






Muitos de nós cristãos perguntamos quase constantemente o porquê sofremos. "“ sirvo ao SENHOR”, “não prático o mal”,” procuro me afastar do pecado". Por que estou doente"? , Por que estou passando por este problema familiar?...
No começo da vida humana com Adão e Eva existia um tempo sem sofrimento. Até as lendas de algumas civilizações aludem a está época. Na mitologia grega, a primeira das "Cinco Eras do Homem" é chamada "Era de Ouro". Nesta época os homens levam uma vida livre de dor, sofrimento.
O início do sofrimento ocorreu no Jardim do Éden com a ação pecaminosa de Adão e Eva ao desobedecer a Deus. Os nossos primeiros pais eram perfeitos, e tinham a esperança de transformar a Terra em um verdadeiro paraíso, porém desobedeceram a Deus comendo o fruto da árvore proibida. Iniciando o sofrimento da raça humana. Deus aplicou os seguintes sofrimentos ao casal do Jardim do Éden:
Para Eva:
"Para a mulher Deus disse: - Vou aumentar o seu sofrimento na gravidez, e com muita dor você dará à luz. Filhos. Apesar disso, você terá desejo de estar com o seu marido, e ele a dominará. ". (Gn 3:16)  
Para Adão: 
"E para Adão Deus disse o seguinte: - Você fez o que a sua mulher disse e comeu a fruta da árvore que eu o proibi de comer. Por causa do que você fez, a terra será maldita. Você terá de trabalhar duramente a vida inteira a fim de que a terra produza alimento suficiente para você. Ela lhe dará mato e espinhos, e você terá de comer ervas do campo. Terá de trabalhar no pesado e suar para fazer com que a terra produza algum alimento; isso até que você volte para a terra, pois dela você foi formado. Você foi feito de terra e vai virar terra outra vez." (Gn 3:17-19).
Temos outras passagens das Escrituras que Deus aplicou sofrimento ao povo:
"Durante a semana da festa não comam pão feito com fermento; comam somente pão feito sem fermento, pois era assim o pão que vocês comeram quando saíram às pressas do Egito. É esse pão, chamado “pão do sofrimento”, que vocês deverão comer durante a festa, para que nunca esqueçam o dia em que saíram do Egito". (Dt 16:3
Farei cair sobre eles desgraças sem fim e os ferirei com muitos sofrimentos". (Dt 32:23)
"A mensagem que o rei mandou entregar a Isaías foi esta: “Hoje é um dia de sofrimento; nós estamos sendo castigados e estamos envergonhados. Somos como uma mulher que está para dar à luz, mas não tem forças para isso." (2 Rs 19:3). 
Pensemos se Deus aplicou a pena de sofrimento em Adão e Eva. Podemos concluir que o SENHOR é a favor do sofrimento humano?
Deus aplica a justiça àqueles que transgridem aos seus mandamentos. O SENHOR é justo.
"Vejo que no futuro do povo de Israel não há desgraça nem sofrimentos. O SENHOR, seu Deus, está com eles, e o povo está gritando que o SENHOR é o seu Rei". (Nm 23:21)
"Amanhã, a esta hora, eu vou enviar a você um homem da tribo de Benjamim. Você o ungirá para ser o governador do meu povo de Israel. Ele libertará o povo do domínio dos filisteus. Eu tenho visto o sofrimento do meu povo e ouvido os seus pedidos de ajuda". (1 Sm 9:16)

Jó foi um servo de Deus que passou por muitos sofrimentos, mas nem por isso deixo de servir a Deus  Jó admitiu que o sofrimento fosse causado pelo próprio homem:
"somos nós mesmos que causamos o sofrimento, tão certo como as faíscas das brasas voam para cima". (Jó 5:7)
Para Jó Deus usa o sofrimento como forma de regeneração do homem:
"Mas Deus nos ensina por meio do sofrimento e usa a aflição para abrir os nossos olhos". (Jó 36:15)
Diante de qualquer sofrimento não podemos, e nem devemos afirmar que Deus está nos colocando à prova. O SENHOR não coloca provações diante do homem como requisito para a vida eterna:
"Quando alguém for tentado, não diga: “Esta tentação vem de Deus.  Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém". (Tg 1:13) 
"Pois quem morre fica livre do poder do pecado". (Rm 6:7)
O próprio Filho de Deus sofreu no corpo. Então estejamos prontos para os sofrimentos buscando ao SENHOR para que nos der forças para transpor está barreira do mal:
"Por isso, assim como Cristo sofreu no corpo, vocês também devem estar prontos, como ele estava, para sofrer. Porque aquele que sofre no corpo deixa de ser dominado pelo pecado."  (1 Pe 4:1)
O que fazer diante dos sofrimentos, pois o fato de sermos cristãos não impede que soframos:
também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência”.(Rm 5:3)
"Isso exige que o povo de Deus agüente o sofrimento com paciência. Esse povo são aqueles que obedecem aos mandamentos de Deus e são fiéis a Jesus". (Ap 14:12)
Estamos acorrentados ao sofrimento em razão de sermos frutos do pecado. Para nós Filhos de Deus a única forma de quebramos a corrente é aceitar a Cristo como nosso SALVADOR. Com o Batismo ficamos unidos a Cristo em sua morte, e com a nossa morte ficaremos livres do pecado. A morte é um mal necessário a nós pecadores:
"Com certeza vocês sabem que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte". (Rm 6:3)
"Pois quem morre fica livre do poder do pecado". (1 Rm 6:7)




Nenhum comentário: