segunda-feira, 11 de agosto de 2014

HOMEM DE CORAÇÃO PURO PARA DEUS




Quantas vezes ouvimos dizer: "fulano tem um coração péssimo, nem parece que é cristão". Mas qual o significado Bíblico de "Coração Puro".    

"coração humano é o órgão responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, que é feito em aproximadamente 45 segundos em repouso. Bate cerca de 109.440 a 110.880 vezes por dia, bombeando aproximadamente 5 l de sangue". (Robert B. Raffa. Farmacologia, Barcelona, 2008).

"O coração é um órgão muscular oco que se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Em uma pessoa adulta, tem o tamanho aproximado de um punho fechado e pesa cerca de 400 gramas". (Ana Luísa Miranda Vilela).

"A função do coração é bombear o sangue oxigenado (arterial) proveniente dos pulmões para todo o corpo e direcionar o sangue desoxigenado (venoso), que retornou ao coração, até os pulmões, onde deve ser enriquecido com oxigênio novamente”. (saude.ig.com.br/coracao/).

Não esqueçamos de que o coração é a sede suposta da sensibilidade moral, das paixões e sentimentos.

Bem até aqui recebemos a noção do significado do coração humano, tamanho, peso, aspecto e função. É qual seria significado de Puro?

Puro no dicionário informal significa limpo, sem mistura, sem impureza, sem mácula, livre de elementos heterogêneos, imaculado, simples, verdadeiro. Tendo como sinônimo (mesmo significado ou idêntico) as palavras alvo, branco, e como Antônimos (palavra com significado oposto) as palavras impuro, sujo.


Diante do estudo acima sobre coração e puro já seria possível entender o significado do Coração Puro Bíblico?       

A palavra de Deus faz referência pela primeira vez a coração puro no livro de Salmos:

"Cria em mim um coração puro ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável". (Sl 51:10)

O Salmo 51 fala do homem que amava a Deus, mas que caiu em depressão em razão dos pecados praticados contra o SENHOR. No versículo 10 ele pede a Deus um novo coração sem impureza (pecado). Este Salmo provavelmente, posso quase afirmar com certeza fora escrito por Davi tendo ligação com o pecado com Bate-Seba.
O coração puro relatado nas escrituras seria o coração purificado?

Vejamos o que diz a passagem abaixo:

“Certamente Deus é bom para Israel, para os puros de coração”. (Sl 73:1)
Irmãos não tenham duvidas que o SENHOR ama o homem de coração puro, sem rancor, sem pecado, sem inveja.

No livro de Mateus, temos a mais profunda revelação sobre o quão é importante à pureza do coração do homem para Deus, pois somente este verão a Deus.

"Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus" . (Mt 5:8) 

Todos os dias de nossas vidas a maldade surge de maneira surpreendente dentro dos nossos corações. A única solução para limpar está impureza no nosso coração é Deus. Procurando e vivendo no SENHOR o Espírito Santo purifica nossas vidas. Somente um coração quebrantado e arrependido satisfazem ao SENHOR.
Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” (Sl 51:17)
      Você irmão não quer estar frente a Deus e vislumbrar de sua beleza celestial? O que faço para subir além das estrelas e poder estar com o SENHOR?
A resposta para todas as nossas perguntas está na Bíblia, e está questão não foge a regra. Vejamos o que diz a Palavra de Deus:

"Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade" (Sl 51:1-2).

"Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar?  Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos". (Sl 24:3-4).

Entendo que a resposta para a busca do coração puro desejado por Deus esteja resumido na palavra SANTIDADE:


"Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor". (Hb 12:14) 

Sergio Roma

Nenhum comentário: