segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

IDADE DO BATISMO




Segundo o Dicionário Bíblico Universal (p. 88) significa mergulho, mergulhar. joão não introduziu nenhum novo costume ao batizar os seus discípulos no rio Jordão,pois,entre os judeus, a imersão de todo o corpo, se possível em água corrente, era um meio de purificar-sr de toda a impureza cerimonial (Is 1.16).O Batismo de João estava mais ligado às abluções do cerimonial mosaico do que ao rito cristão, razão pela qual as pessoas a quem João batizou foram outra vez batizadas na conversão ao cristianismo."Disse Paulo: "O batismo de João foi um batismo de arrependimento. Ele dizia ao povo que cresse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus". (At 19:4).
Batismo limpeza de todos os pecados, e unir a Cristo.

As pessoas indicadas ao batismo encontram-se em atos 2:41, 22:16 "Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele".
A palavra batismo aparece 19 vezes nas Escrituras.
O Batismo de Bebes é um costume da Igreja Católica que vem ligada a vontade dos pais para que a criança receba uma bênção e iniciem uma religião. Isto é correto? Creio que não a criança não tem discernimento para a escolha de determinada religião, além do que a aceitação de Cristo como salvador tem que preceder ao batismo.



Os Ana (outra vez) Batista batizavam novamente as pessoas que se converterem desconsiderando o batismo da Igreja Católica anterior crendo que o verdadeiro só tem validade quando as pessoas se convertem conscientemente ao SENHOR. Eles também não aceitam o Batismo por aspersão (derramamento de água sobre a cabeça praticado na Igreja Católica ). Praticam o Batismo por imersão (forma de batismo caracterizada pela imersão total em água, adotada por algumas das igrejas cristãs, especialmente, dentre batistasadventistas e pentecostais e antes deles anabatistascátarosalbigensesdonatistas/wikipedia). 

Pode uma  pessoa ser batizada duas ou mais vezes? A resposta encontra-se em Efésio 4:5 "5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo". Fica claro que a palavra do SENHOR não admite mais de um batismo. Então como fica a situação das pessoas que foram batizadas mais de uma vez?
Não existe biblicamente uma idade certa para o batismo. Jesus Cristo foi batizado com 30 anos. Ter discernimento é a coisa correta.
O batismo é necessário para a salvação? "Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado". (Mc 16:16). O Batismo é uma forma de confirmar a crença no SENHOR, "Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo". (At 2:38).

Os requisitos necessários para o batismo: arrependimento, fé e confissão.
Só Cristo batizava no Espirito Santo não o homem. Hoje verificamos em nossas Igrejas a heresia do batismo através do Espirito Santo "Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". (At 1:8), "5 Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo". (At 1:5), ""Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo". (Mt 3:11).

Sergio Roma
  

Nenhum comentário: