sexta-feira, 18 de julho de 2014

POR QUE DEUS AMOU TANTO A DAVI?



Davi, o amado, segundo e mais ilustre dos reis de Israel. Filho Jessé, bisneto de Rute, pastor de ovelhas. Chegou ao reinado após ser ungido por Samuel, mas o que é ser ungido? Derramava-se óleo sobre o escolhido de Deus “óleo da santa unção de Deus". Davi foi ungido três vezes (1Sm16: 13; 2Sm 2:4; 5:3).

"Samuel então apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e a partir daquele dia o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá" (1Sm16: 13).

O primeiro a ser ungido na Bíblia foi Arão:

"As vestes sagradas de Arão passarão aos seus descendentes, que, com elas serão ungidos e consagrados" (Ex 29:29).



Dessa prática de ungir com óleo os que eram escolhidos para o serviço do SENHOR que deriva o titulo hebraico "Messias", e o seu equivalente grego "Cristo", o profeta, sacerdote e rei ungido.

Todo cristão conhece a vitória de Davi sobre o gigante filisteu: “Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão ele derrubou o filisteu e o matou". (um Sm 17:49)

Davi foi rei, conquistador de povos, mas nem tudo foi perfeito na vida de Davi, pois ele caiu nas profundezas do pecado planejando a morte de Urias, depois de ter cometido adultério com Bate-Seba. 

Urias morreu no campo de batalhas graças aos planos de Davi, após o luto de Bate-Seba Davi trouxe-a para o palácio, ela tornou sua mulher e deve um filho dele. Isto desagradou a Deus. (2 Sm11:1-27).

Deus mandou o profeta Natã à casa de Davi para contar das desgraças que lhe aconteceria por ter desprezado a sua palavra. Apesar de o SENHOR ter perdoado o pecado de Davi, ELE poupou sua vida, mas não poupou a vida do filho do adultério (2 Sm 12:1-31).

Davi e Bate-Seba geraram Samuel a quem Deus amou. (2Sm 12:24).



Davi realmente era amado por Deus, depois de cometer adultério e homicídio o SENHOR continuou o amando permitindo que ele fosse pai de Samuel, a quem Deus manda ser chamado de Jedidias. ( 2Sm 12:25).

A família de Davi também cometeu pecado. Amnom, filho de Davi apaixonou-se por Tamar, filha de Davi. Amnom fingindo-se de doente pediu a Davi que enviasse Tamar para cuidar dele. Apesar da resistência de Tamar, Amnom a violentou. Dois anos depois Absalão, outro filho de Davi, deu ordens que seus soldados matassem Amnom. (2Sm 13:1-39).

Davi perdoou Absalão, mas este ao contrário conspirou contra seu pai, Davi, para tomar seu reino (2Sm 15:1-37).

Davi fugiu da ira de Absalão. Absalão queria a morte de Davi, mas durante a batalha Absalão foi morto por enforcamento em um galho árvore durante a montaria de sua mula. Joabe e dez de seus escudeiros perfuraram Absalão para confirmar sua morte.

O Senhor livrou de todos os que se levantavam contra Davi. Mesmo perseguido pelo filho, Davi chorou por sua morte ao ponto de desejar trocar de lugar com ele.

Caso do censo (1 Cr 21:7): Deus novamente amaldiçoou Davi, mas dessa vez trouxe consequências ao povo provocando milhares de morte de pessoas através de uma praga enviada por Deus. Davi novamente quebrantou seu coração diante do SENHOR, e reconheceu que ele era o pecador e o merecedor do castigo, e não o povo.

Davi reinou 40 (quarenta) anos:

"Ele reinou quarenta anos em Israel: sete anos em Hebrom e trinta e três em Jerusalém". (1 Rs 2:11)

Salomão, filho de Davi, foi quem o substituiu:

"Salomão assentou-se no trono de Davi, seu pai, e o seu reinado foi firmemente estabelecido". (1 Rs 2:12)  

Davi e sua família pecaram demais contra a palavra do SENHOR. POR QUE DEUS AMOU TANTO DAVI?   
Coração, sinceridade, amor, buscava sempre a Deus, reconhecia seus pecados e pedia perdão.

"Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs" (At 13:36).

“Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade”. ' (At 13:22)

Sergio Roma



         


Nenhum comentário: