terça-feira, 4 de março de 2014

DISPENSAÇÃO SIGNIFICADO BÍBLICO





DISPENSAÇÃO "oikonomia", administração ou gerência da casa, isto é, o ofício de um administrador, arranjo, plano. Paulo parece referir-se ao plano  da salvação. A dispensação olha o mundo como a casa governada/administrada por Deus. Tenha sempre em mente que a mudança do tratamento de Deus com o homem originou-se no pecado de Adão.


Já assistir diversas pregações em que Pastores usaram, mas não explicaram o significado bíblico da palavra DISPENSAÇÃO. Primeiramente saliento que a palavra DISPENSAÇÃO aparece uma única vez na palavra de Deus em Ef 1:10.10  Para, na dispensação da plenitude dos tempos, tornar- a- pôr- sob- uma- só- cabeça, em o Cristo, todas as coisas: Tanto as coisas que estão nos céus, como as coisas que estão sobre a terra.

A DISPENSAÇÃO estabelecida pelo SENHOR muda de tempos em tempos. 

1.10 εις  οικονομιαν του πληρωματος  των καιρων ανακεφαλαιωσασθαι τα παντα εν  τω χριστω  τα επι τοις ουρανοις  και τα επι της  γης 

Na dispensação da plenitude dos tempos . Não está em vista vista apenas a dispensação do evangelho, porquanto o que está passagem diz que  se realizará transcende ao  que é meramente terreno. Está em foco o "tempo" da concretização ou o cumprimento do mistério. (Champlin ,  2014, p. 689). A ênfase desse versículo, apesar do elemento tempo, é a ideia de governo, tipo de governo ou poder divino. Aquilo que governa e aquilo que é governado.  A palavra dispensação originalmente significa família, gerência ou ofício de mordomia. Em um sentido mais geral, veio a indicar a gerência de qualquer exército ou estado (governo).

Está dispensação apresenta as seguintes características:

1. A criação física centrada em Jesus. Controlada e governada por ELE.

2. a nação de Israel terá como Salvador, Jesus.

DISPENSAÇÃO "Doutrina originalmente elaborada por John N. Darby (1800 - 1882), líder dos Irmãos Plymouth e firmou-se por C. I. Scofield a partir de 1909 com a publicação da Bíblia de Referência de Scofield, segundo a qual a atividade de Deus na História acha-se dividida em sete dispensações. Em 1924, foi fundado o Seminário Teológico de Dallas com o propósito específico de treinar homens na Teologia Dispensacionalista". (Ir. Márcio Cruz)

DISPENSAÇÃO é o modo como El Shaddai (Deus Todo-Poderoso) fala com o homem em determinado período de tempo,(revelação de Deus para o homem) neste espaço de tempo o homem é testado em relação a obediência a determinados fatos estabelecidos por Deus. Hoje estamos na DISPENSAÇÃO da graça "Certamente vocês ouviram falar da responsabilidade imposta a mim em favor de vocês pela graça de Deus". (Ef 3:2).




No milênio com Cristo seremos testados na DISPENSAÇÃO da plenitude dos tempos "isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos". (Ef 1:10). Todos esses tempos (ciclos) que incluem o reino milenar do SENHOR , produzirão uma nova dispensação, que será o cumprimento de todos esses tempo. O resultado será o estabelecimento de uma nova ordem social, na figura de Cristo.

Esses tempos são as estações determinadas em atos 1:7  "E Ele lhes disse: "Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu em Sua própria autoridade."  Aqui se faz necessário citar Mateus 24:36 "Mas concernente àquele dia e àquela hora, ninguém os tem conhecido, nem mesmo os anjos dos céus8 , mas unicamente o Meu Pai".

Qual o número de DISPENSAÇÃO estabelecida na palavra de Deus?

"O dispensacionalismo é uma doutrina teológica e escatológica cristã que afirma que a segunda vinda de Jesus Cristo será um acontecimento no mundo físico, envolvendo o arrebatamento e um período de sete anos de tribulação, após o qual ocorrerá a batalha do Armagedon e o estabelecimento do reino de Deus na Terra".
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dispensacionalismo).

Os Dispensacionalistas entendem que a Bíblia seja organizada em sete dispensações: 1.Inocência (Gênesis 1:1- 3-7);
 2. Consciência (Gênesis 3:8- 8:22); 
3. Governo Humano (Gênesis 9:1 – 11:32); 
4. Promessa (Gênesis 12:1 – Êxodo 19:25); 
5. Lei (Êxodo 20:1 – Atos 2:4);  
6. Graça (Atos 2:4 – Apocalipse 20:3); 
7. Reino Milenar (Apocalipse 20:4 – 20:6). 

As dispensações nunca serão caminhos , requisitos para a salvação, e isso modo de interação entre Deus e o homm.
"Para entender a Bíblia é preciso se concentrar no que é dito, não no que não é dito. Quando Deus não informa algumas coisas é porque elas não são importantes para o que ele está querendo nos ensinar". (Mario Persona)

Fonte: Bíblia Literal do texto Tradicional Anotada

Sergio Roma ( bacharel em teologia, pós graduação em aconselhamento e psicologia pastoral e pós graduação em teologia)

3 comentários:

Carenn disse...

A palavra dispensação aparece também em 1 Corintios 9:17.

Carenn disse...

A palavra dispensação também aparece em 1 Coríntios 9:17

PALAVRADO SENHOR REDENTOR disse...

Bom dia Caren,

A Bíblia que uso como fonte é a Bíblia Literal do texto Tradicional Anotada. Está evita traduções erradas. Toda tradução é uma enganação.

1 coríntios 9:17 "Porque, se isto eu faço de boa mente, tenho prêmio; mas, se de má vontade, apenas tenho uma responsabilidade- de- distribuição (do Evangelho) me tem sido confiada".

No lugar de dispensação o correto é distribuição (do evangelho)


ει Si γαρ porque εκων voluntario τουτο a esto πρασσω estoy haciendo μισθον sueldo εχω estoy teniendo ει si δε pero ακων 0no voluntario οικονομιαν mayordomía πεπιστευμαι me ha sido confiada.

Você pode usar a Nova Versão Internacional

Porque, se prego de livre vontade, tenho recompensa; contudo, como prego por obrigação, estou simplesmente cumprindo uma incumbência a mim confiada