sexta-feira, 15 de agosto de 2014

BATISMO x SALVAÇÃO ?





Para muitos cristãos o Batismo esta intrinsicamente ligado a Salvação.
Ato ou efeito de salvar(-se). 2. Pessoa ou coisa que salva. 3. Ecles. A bem-aventurança ou a felicidade eterna. (Dicionário theword).
Sou amante de estatísticas, e no presente texto não fugirei a esta questão:
Salvação aprece 107 (cento e sete) vezes na Bíblia. A primeira vez no livro de Êxodo, e a última vez no livro da revelação:

“O Senhor é a minha força e a minha canção; ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus e eu o louvarei, é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei"! (Ex 15:1)

"Depois disso ouvi no céu algo semelhante à voz de uma grande multidão, que exclamava: “Aleluia”! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus". (Ap 19:1)

Segundo O Dicionário Bíblico Universal (pág. 544) a palavra Salvação aparece com sentidos diversos no Antigo e Novo testamento. Significando salvar o corpo ou a vida ou ser salvo de algum perigo, mas no sentido religioso significa salvação da alma. No antigo Testamento salvação é empregada no sentido de se salvar de algum perigo próximo:

Exemplo: "Moisés respondeu ao povo: “Não tenham medo”. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem". (Êx 14:13).

No Novo Testamento o sentido usual empregado é o estado da salvação da alma através do sacrifício de Cristo e pela Graça do SENHOR.

Agora faremos um estudo sobre o Batismo (s. m. 1. Teol. Um dos sacramentos da Igreja, o que lava do pecado original e torna cristão. 2. A administração desse sacramento. 3. Bênção de uma coisa que se põe em serviço: B. do sino. B. do navio. 4. Pop. Ato de acrescentar água a leite ou vinho, adulterando-os).
Batismo aparece 19 (dezenove) vezes na Bíblia, e todas no Novo Testamento. No Antigo Testamento não fora empregado o Batismo em nenhuma ocasião.  O livro de Mateus é o primeiro que faz referência ao Batismo:

De onde era o batismo de João? Do céu ou dos homens?” Eles discutiam entre si, dizendo: "Se dissermos: ‘do céu’, ele perguntará: ‘Então por que vocês não creram nele? (Mt 21:24)

  E o livro de Pedro é o último que fala do Batismo:

e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo”. (1 Pe3: 20)

Muitas são as perguntas a respeito do tema Batismo:

1. Por que tenho que me batizar?
2. Qual a idade para o Batismo?
3. Posso ser batizado (a) mais de uma vez?
4. Qual o correto imersão, aspersão ou efusão?
5. Quem não for Batizado não será Salvo?  

 Batismo Nada mais é que o étimo grego "βαπτο" (bapto), ao qual se acrescentou o sufixo “-ismós” para formar "βαπτισμα" (baptisma), inarredavelmente significa “imersão”, posto que exatamente esta seja a etimologia do verbo “βαπτιζειν” (baptizein, "imergir” / “mergulhar").  (Wikipédia).

Por Batismo de Imersão ou Submersão entende-se o ato ou efeito de mergulhar a pessoa na água. Usam esta forma de Batismo: Adventista, Batistas, Pentecostais, Testemunha de Jeová e mórmons.  Algumas Igrejas entendem que o batismo para ser completo tem que mergulhar o batizado totalmente na água. A palavra Imersão ou Submersão não aparece na Bíblia.


Por Batismo de Efusão entende-se o ato ou efeito de derramar ou entornar. A água sobre a cabeça do neófito (novo integrante da Congregação/pessoa que acaba de receber o batismo)). Similar à aspersão. A palavra Efusão não aparece na Bíblia.


Por Batismo de Aspersão entende-se ato ou efeito de, borrifar ou respinga a água sobre o batizando. A palavra Aspersão aparece na Bíblia, sendo empregada se referindo a utensílios ou a sangue:




Faça de bronze todos os seus utensílios: os recipientes para recolher cinzas, as pás, as bacias de aspersão, os garfos para carne e os braseiros. (Ex 27:3) ASPERSÃO UTENSÍLIOS

Pela fé celebrou a Páscoa e fez a aspersão do sangue, para que o destruidor não tocasse nos fihos mais velhos dos israelitas. (Hb 11:27) ASPERSÃO SANGUE.

Deusa nos deu livre arbítrio para aceita-lo ou não. Acredito que para alguém tomar decisão sobre algo é necessário à formação do caráter. Portanto entendo que o Batismo tem que ser realizado no momento em que o Batizando tenha discernimento sobre o significado do Batismo. Crianças não possuem discernimento para tomar decisões colocar sua fé em Jesus Cristo.

Em relação ao tipo de Batismo (Imersão, Aspersão ou fusão) seria o correto. Várias são as correntes que defendem um ou outro:  

1. Imersão: Quando examinamos a linguagem original da Bíblia, encontramos que a palavra batismo significa, literalmente, “afundar, mergulhar, imergir”. Isso apoia a ideia de que o batismo no qual se é completamente submerso sob a água representa o verdadeiro significado da palavra batismo.   Um argumento ainda mais forte para o batismo por imersão é encontrado nos exemplos bíblicos:
Mateus 3:16 diz-nos que Jesus “batizado, saiu logo da água”, concluindo-se que Ele tinha entrado na água.
João 3:23 nos diz que João batizou em Enom “porque havia ali muitas águas”. Se ele estivesse apenas borrifando ou derramando para batizar, por que teria sido necessária muita água?
Em Atos 8:38-39, encontramos Filipe e o eunuco entrando na água. Novamente, isso reforça o fato de que o batismo por imersão é exigido do crente.
Paulo compara o batismo a um sepultamento (Colossenses 2:12, Romanos 6:3-6). Não sepultamos um corpo atirando apenas uma pá de terra sobre ele nem tentaríamos sepultar o velho homem do pecado simplesmente com umas poucas gotas de água. ( http://biblia.com.br/)

2. Aspersão/Efusão: O carcereiro de Filipos foi batizado por volta da meia noite, depois de um terremoto que fendera as paredes da prisão. É possível pensar em imersão num caso como este? (Atos 16.23-33).  Onde os apóstolos conseguiram, em Jerusalém, água para imergir três mil pessoas no dia de Pentecostes? Não havia água fluente (rio) em Jerusalém ou nas proximidades e as piscinas públicas estavam em mãos das autoridades. Não havia água encanada e por isso se contratavam “Carregadores de água” (Mc 14.12-16).
(http://ieconfamiliaviva.blogspot.com.br/)

Pergunto: Qual seria a forma correta do Batismo (Imersão, Aspersão ou fusão)?  
O batismo não tem poder de salvação, somos batizados porque já estamos salvos. Isto é claro na própria palavra. Quem no Antigo Testamento fora Batizado (Abraão, Moisés...)? O ladrão que morreu crucificado ao lado de Cristo foi Batizado?
O Batismo tem por fim:
a.     Recomeço de vida espiritual;
b.     Testemunho de fé em Cristo;
c.      Remoção das manchas do Pecado;
d.     Rito de ingresso na Igreja Cristã

Batizado uma vez, preciso ser batizado novamente? Não, mas se você foi batizado ainda criança deve submeter a um novo batismo.
“Um “só Senhor, uma só fé, UM SÓ BATISMO”.  (Efésios 4:5).



Nenhum comentário: