quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

MANDAMENTOS: Obediência, desobediência, lei, amor, anátema, maranata.

                         

              De acordo com o Dicionário ilustrado da Bíblia de Holman uma definição sucinta da obediência prescrita nas Escrituras é: Para ouvir a Palavra de Deus e agir em conformidade.         

               
             OBEDIÊNCIA É ATO DE ADORAÇÃO, FÉ E RECOMPENSA.


                                          
Na Bíblia Nova Versão Internacional, temos:
A palavra mandamento aparece aproximadamente 210 (duzentos e dez) vezes;
A palavra obediência aparece aproximadamente 33 (trinta e três) vezes;
A palavra desobediência aparece aproximadamente 11 (onze) vezes;
A palavra lei aparece aproximadamente 985 (novecentos e oitenta e cinco) vezes.
Anátema: Amaldiçoado
Maranata: Vem Senhor
Entendo biblicamente que Mandamento significa o maná para o alimento espiritual do povo de Deus. (Êx 16:14-36).
O Pastor Carlos Johansson, assembleiano, assim define lei e mandamento:
“A lei é a vontade de Deus, no Decálogo.”— Síntese Bíblica do Velho Testamento, pág. 48.
      O Pr. Harold J. Brokke, também pentecostal, afirma isto:
“A lei é uma parte vital do governo divino no mundo em nossos dias… a santa lei de Deus é um pré-requisito divino para uma experiência mais profunda da graça.”— Prosperidade Pela Obediência, pág. 10.
Brokke elenca a serventia da Lei, Dez Mandamentos:
Nós não podemos compreender a salvação sem entender a lei de Deus. … Deus revela Sua vontade, no tocante ao procedimento do homem, por meio dos mandamentos que lhe apresenta. … O propósito da lei é fazer com que os homens sintam sua necessidade de Jesus Cristo e do Seu evangelho de perdão. … Pela lei vem o conhecimento do pecado. Os homens precisam de buscar a Deus, reconhecendo-se pecadores, ou seja, criaturas que sabem ter desobedecido a lei e o governo de Deus, reconhecendo-se verdadeiros inimigos do próprios Deus pelo desrespeito às Suas leis.” — Obra Citada, págs. 14,15,16 e 17.
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe. (Ap 2:17)
A primeira vez que a palavra mandamento surge nas Escrituras:
“Porque Abraão me obedeceu e guardou meus preceitos, meus mandamentos, meus decretos e minhas leis”. ( Gn 26:4)
Em the Word significa: s. m. 1. Ato ou efeito de mandar. 2. Mandado, ordem. 3. Voz de comando. 4. Cada um dos preceitos que constituem o decálogo. 5. Preceito da Igreja.
Grande parte dos cristãos de hoje erroneamente afirmam que não estamos debaixo da lei, e sim somente da graça. Pensamento que contraria a palavra do SENHOR, pois vejamos este exemplo comparativo. Qual o pai que não ama um filho obediente? Os pais utilizam de certa forma de leis não formais para educar seus filhos, certo? Claro que sim, pois a lei tem por finalidade principal a OBEDIÊNCIA. Será que um pai se agradaria de um filho desobediente? É por isso que Deus ama que seus filhos obedeçam as Escrituras.
Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros (1 Sm 15:22).
Quem dera fossem firmados os meus caminhos na obediência aos teus decretos.(Sl 119:4)
A desobediência fora a responsável pela entrada do pecado, mas graças a OBEDIÊNCIA do SENHOR muitos serão salvos. A desobediência nunca agradou ao coração de Deus:
Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos. (Rm 5:19)
Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. (1 Pe 1:14)
  Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência (Ef 5: 6)
Quantos homens na Bíblia foram demasiadamente obedientes ao SENHOR, e por esta razão foram recompensados pelo Criador (Moisés, Abraão...).  
 Em obediência ao que o Senhor tinha ordenado a Moisés, Arão colocou o maná junto às tábuas da aliança, para ali ser guardado. (Êx 16:34)
          Segundo Paulo é através da lei que conhecemos o pecado. Apesar de muitos acharem que Paulo era contrário as leis de Deus:
          Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.(Rm 3:20)
Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: "Não cobiçarás". (Rm  7:7)
         Paulo ainda afirma que a lei é boa, e ele encontra prazer estando debaixo dela:
         De fato a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom. (Rm 7:12)
         Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus. (Rm 7:22)
No livro de Timóteo temos uma prova viva do amor e obediência á lei de Deus. A lei foi criada pelo SENHOR para os injustos, transgressores, insubordinados, ímpios, pecadores, profanos. O único modo para refutar a legislação divina é você se adequar a ela:
Sabemos que a lei é boa, se alguém a usa de maneira adequada.  Também sabemos que ela não é feita para os justos, mas para os transgressores e insubordinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreverentes, para os que matam pai e mãe, para os homicidas.  (1 Tm 1:8, 9)
Paulo escrevendo aos Romanos salienta que todo aquele que é instruído pela lei faz a vontade de Deus, pois ela é guia de cegos e a luz para os que andam nas trevas, e este que a desobedece desonra a Deus. (Rm 2:18, 19, 23).
A fé no SENHOR é o que nós torna cristão. Não existe Deus sem uma fé verdadeira, mas a fé jamais anulou a lei. (Rm 3:31)
Ao falar da lei a multidões Jesus Cristo é categórico em afirmar que não veio revogá-la, pois é mais fácil desaparecer o céu ou a terra do que cair uma letra da lei. Em relação aos mandamentos diz que aquele que desobedecer ou ensinar aos outros a fazerem o mesmo será chamado de pequeno no seu Reino, ao contrario sensu aquele que ensinar e praticar na integra os mandamentos do SENHOR será chamado de grande no Reino dos céus. (Mt 5:17-19)
Você que herdar o Reino de Deus? A resposta foi providenciada por Cristo "Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos”. ( Mt 19:17). Em seguida o SENHOR enumera alguns mandamentos, isto não implica em afirmar que os restantes dos mandamentos não são dotados de obediência (Mt 19:18-19).  Isto fica bem claro na passagem das Escrituras quando perguntado pelos fariseus sobre a transgressão das tradições religiosas pelos discípulos. O SENHOR simplesmente responde aos fariseus que eles, sim são os transgressores dos mandamentos. (Mt 15:1-3)
           O que muitos cristãos erroneamente entendem que os dez mandamentos foram resumidos em apenas um, Ame a seu próximo como assim mesmo. (Rm 13:19; Tg 2:8). Isto não é verdade, Jesus explicou que o objetivo da lei do SENHOR é ensinar a aplicabilidades de dois princípios basilares para a funcionalidade dos outros mandamentos: 1. Amar a  Deus; 2. Amar uns aos outros.
Ame o Senhor, seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os profetas. (Mt 22:35-40)
O apostolo João é categórico em afirmar que a condição para amar a Deus é essencialmente obedecer aos seus mandamentos. (Jo 14:15, 21,23; 15:10 e 1 Jo 5:3). O amor é realmente o ponto central da Palavra de Deus. Paulo escrevendo aos Coríntios afirmou: Se alguém não ama o Senhor, seja anátema/amaldiçoado. / Maranata/Vem, Senhor (1 Co 16:22).
A fidelidade e perseverança dos filhos de Deus não podem ser diferente a de Daniel que foi jogado aos leões, pois se tivermos que morrer para provar nosso amor e obediência a seus mandamentos assim o faremos. (Ap 13:10; 14:12)
A observância aos dez mandamentos (Êx 20:2-17) é tão relevante que nos últimos dias o dragão vai irar-se contra os que obedecem a ELES, ou seja, vai Satanás vai perseguir os filhos obedientes aos mandamentos do SENHOR. (Ap 12:17).
 Tu mesmo ordenaste os teus preceitos para que sejam fielmente obedecidos. (Sl 119:4)
Os Dez Mandamentos estão presentes em qualquer tipo de literatura bíblica, porém a Igreja Católica Romana, que não é novidade, pois criou o Natal Pagão, substituiu o quarto mandamento que trata da guarda do sábado pela guarda do domingo e festas de guarda, e ainda sucumbiu o segundo mandamento que trata da idolatria,    Maranata SENHOR. Mais lamentável ainda muitas igrejas ditas evangélicas obedecem à ordem Papal.
É difícil aceitar a doutrina padronizada por algumas instituições religiosas a respeito da lei de Deus. Estas instituições pregam que Cristo revogou a lei, e que hoje estamos somente na dependência da graça. Que absurdo imaginar que Cristo iria anular algo escrito pelo próprio dedo de Deus.
Existem cristãos que de maneira equivocada entendem que o apóstolo Paulo era contraio as leis de Deus. Irmãos Paulo foi um exemplo da ação conjunta da obediência e desobediência ao SENHOR. Paulo ao falar da circuncisão defende a observância dos mandamentos de Deus (1 Co 7:19). Aliás, Paulo escrevendo aos romanos salienta que é escravo da lei de Deus. (Rm 7:25). Paulo chama a lei de Deus de: santa, boa e justa (Rm 7:12); prazerosa (Rm 7:22). Veja o que Paulo fala em ser justo aos olhos de Deus:
Porque não são os que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus; mas os que obedecem à lei, estes serão declarados justos. (Rm 2:13)
Sejamos praticantes da palavra, e não apenas ouvintes (Tg 1:22), pois para entrar no Reino de Deus não basta clamar pelo seu nome, mas sim fazer a vontade do SENHOR. (Mt 7:21).   
Todo cristão e sabedor que a Bíblia fora redigida por homens inspirados pelo Espirito Santo (Jr 36:2; 2 Tm 3:16), mas os Dez Mandamentos foram redigido pelo próprio Deus (Êx 24:12).  Quem é o homem para anular algo criado pelo próprio SENHOR.
Irmão a sua família já está na milésima primeira geração, pois até a milésima o SENHOR tratara com bondade aos que guardam os seus mandamentos. (Êx 20:6). Não seja destruído por falta de conhecimento da Palavra de Deus, pois todo aquele que rejeita ou ignora a Palavra também será ignorado por Deus. (Os 4:6)
Deus nós deu livre arbítrio. Cada cristão deve decidir em obedecer ou não. Leia Deuteronômio (30:15-19) e decida. OBEDIÊNCIA ou DESOBEDIÊNCIA
Os sábios de coração aceitam mandamentos, mas a boca do insensato o leva à ruína. (Pv 10:8)
 Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem às costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido. (2 Pe 2:21)

REFERÊNCIAS
FIGUEIREDO, Joaquim. Dicionário Bíblico Universal. São Paulo. ed Vida Acadêmica,2012.  
Concordância Bíblia. Sociedade Bíblica Universal. São Paulo. 2013.
Os Dez Mandamentos. Igreja de Deus Unida. EUA. 2013.
Bíblia Nova Versão Internacional.  

SERGIO ROMA



  

Nenhum comentário: