terça-feira, 31 de dezembro de 2019

O ANO NOVO E A BÍBLIA




Festas assinalam importantes momentos de transição ou acontecimentos importantes na vida de cada um, como aniversário, colheita, casamento, nascimento e outros.
Como em todo texto é costume de se fazer a verificação do tema nas escrituras, a palavra Ano Novo não aparece no texto bíblico, no mesmo sentido acontece com a frase Ano Velho, porém o Livro de Levítico 23.23-25 faz referência ao começo do Ano Novo Civil, e para o povo judaico chamou-o de Festa das Trombetas (Descanso solene que acontecia nove dias antes do Dia da Expiação/ dissipar o pecado).

Resultado de imagem para FESTAS DAS TROMBETAS"

Segundo Comentário Bíblico Adventista (págs. 872,873) com sonido de trombetas no primeiro dia do sétimo mês do calendário religiosos era o ano novo, o primeiro dia do calendário civil “Tisri” (nosso setembro ou outubro). O mês começa com Rosh Hashanh, o Ano Novo Judaico, era um sábado, quando ocorria a santa convocação. Nesse dia as trombetas soavam, pois o Dia da Expiação (décimo dia do sétimo mês judeu. Único dia de jejum por Deus (Atos 27.9) em que era proibido o trabalho). Deus ofereceu um período de dez dias de reflexão para que os pecadores se arrependerem.
E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: .Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro dia do mês, tereis descanso, um memorial com sonido de trombetas, santa convocação. Nenhum trabalho servil fareis, mas oferecereis oferta queimada ao SENHOR. (Lv 23.23-25)
Semelhantemente, tereis santa convocação no sétimo mês, no primeiro dia do mês; nenhum trabalho servil fareis; será para vós dia de sonido de trombetas (Números 29.1).
O trecho de Levítico 23.23-25 descreve a festa do Ano Novo ou “Festas das Trombetas” que foi criada por Deus, diferentemente desse natal pagão que foi instituído pelo homem. O importante para o cristão é sempre observar se a festividade agrada ao SENHOR (Romanos 14.14ss).
Assim aproveitemos o dia de hoje para tocarmos as trombetas e entoando com amor a Cristo o Salmo 81, não apenas com o som de festividade, mas como forma de reflexão, arrependimento e santificação para que tenhamos um ano novo próspero e espiritualmente abençoado, e que nossos pecados sejam banidos no ano velho que ficou.


Shaná tova u´metuká - um bom e doce ano.
     


Nenhum comentário: