1ª PARTE
Tema muito controvertido entre cristãos, cientistas, filósofos e ateus. As diferentes denominações do cristianismo divergem acorrente maior entende que as almas dos mortos continuam a viver num local que é conhecido como céu ou inferno. Para o credo católico existe o Purgatório ( condição e processo de purificação ou castigo temporário em que as almas daqueles que morrem em estado de graça são preparadas para o Reino dos céus/wikipedia). Para o Espiritismo após a morte existe a Reencarnação ( volta da alma ou Espírito à vida corpórea, mas em outro corpo especialmente formado para ele e que nada tem de comum com o antigo”/Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. IV).
Os mais radicais acreditam que com a morte cessa tudo.
Muitas perguntas surgem em nossas mentes sobre o tema da morte, vejamos algumas:
O que realmente acontece quando se morre?
Por que temos que morrer?
Podemos saber se realmente existe vida além da sepultura?
A pessoa que morre vai para o céu ou existe um lugar de espera?
Tendo morrido uma vez, poderia o homem reviver de novo?
Para compreender a morte faz se necessário entender a vida, pois ela foi crida primeiramente por Deus. Filósofos, teólogos e cientistas têm dedicado estudos para encontrar a chave que abre o mistério da existência humana. Todos concordam que a vida teve um princípio.
Existe o debate entre os que acreditam no Darwinismo e os que defendem o Criacionismo. Tema este já exaurido por mim (VOCÊ É EVOLUCIONISTA(DARWIN) OU CRIACIONISTA (DEUS)?
Em Gênesis 2:7 (A palavra Gênesis significa "O princípio" ou "A origem") há o relato: “Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.
Pó da Terra+ Alma Vivente= Ser Humano
Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão". Gn 1:26.
Os seres humanos são os únicos seres criados à própria imagem de Deus. Aos animais não foi dado o intelecto apenas receberam o instinto.
Deus nos criou com propósito "para que todo o que nele crer tenha a vida eterna. Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna". (Jo 3:15-16)
A morte surgiu no Éden pela desobediência de Adão e Eva, vejamos as passagens da palavra de Deus que relatam a entrada da MORTE:
.
"O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá". (Gn 2:15-17);
"Mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ". Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal". Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também". (Gn 3:3-6).
Paulo relata em uma de sua cartas conseqüências da desobediência ocorrida no Éden “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Rom 5:12).
A morte surgiu como a consequência do pecado “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rom 6:23).
A 2ª Parte estudaremos o real significado Bíblico do Mistério da Morte.
Sergio Roma
Nenhum comentário:
Postar um comentário