segunda-feira, 10 de março de 2014

O QUE ACONTECE DEPOIS DA MORTE? 2ª PARTE



A morte é um fato temeroso e na maioria das vezes traumático. A família e amigos sofrem. A palavra de Deus assim se refere ao momento morte: "O último inimigo a ser destruído é a morte". (1 Co 15:26) e ainda menciona o medo que o homem tem da morte"e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte". (Hb 2:15).

Algumas religiões especulam sobre o que ocorre após a morte, umas entendem que nascemos com almas imortais; outras afirmas que somos almas imortais. Alguns céticos crédulos acreditam que após a morte a alma fica consciente e vai para um lugar (bênção ou sofrimento) outros entendem que voltaram no corpo de outra pessoa ou mesmo de um animal.

O que é realmente a morte?
A alma é imortal?
Existe consciência depois da morte?
Após a morte iremos para algum ligar (bênção ou sofrimento)?

A morte, se assim podemos afirmar, nasceu no Éden. Disse Deus a Adão e Eva:"Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará".(Gn 3:19).

Não existe duvida que morremos, vejamos o que diz salomão "tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou". (Ec 3:2)
Aqui se faz necessário entender o significado de alma (nephesh/psuche) que significa um ser vivente ("Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente"/Gn 2:7), porém em outras passagens da palavra de Deus recebe o significado de vida ou criatura.
A palavra nephesh refere-se tanto a seres humanos como animais

A primeira vez que a palavra nephesh é usada nas Escrituras para se referir ao homem: "Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente". (Gn 2:7). Esta passagem não retrata a alma de Adão como imortal. No fimde dos seus dias, quando o fôlego da vida deixou Adão, ele morreu e voltou ao pó da terra. Sua vida e sua consciência cessaram ao mesmo tempo.




A Bíblia se refere a alma em Ez 18:4; Gn 46:27.

Particularmente em Ez 18:4 fica claro que a alma não é imortal, porque ela morre, vejamos:"Todas as almas Me pertencem, as almas dos pais e as almas dos filhos. A minha lei é a seguinte: cada pessoa será condenada pelo seu próprio pecado, e o castigo é a morte".

O que acontece aos mortos? Muitos religiosos de forma errada ensinam que após a morte se vai de imediato para o lugar de prêmio ou de punição. A Bíblia em nenhuma de suas passagens faz referências que o morto vai para o céu ou inferno. A própria palavra de Deus responde: "...Depois você voltará ao pó de onde veio. Pois você foi feito da terra e vai voltar para a terra". (Gn 3:19)

""Irmãos, posso dizer-lhes com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado, e o seu túmulo está entre nós até o dia de hoje; ...Pois Davi não subiu ao céu". (At 2:29;34)

Salomão alude que tantos os animais como os homens estão destinados a morrer:
"O destino do homem é o mesmo do animal; o mesmo destino os aguarda. Assim como morre um, também morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida; o homem não tem vantagem alguma sobre o animal. Nada faz sentido! Todos vão para o mesmo lugar; vieram todos do pó, e ao pó todos retornarão". (Ec 3:19-20)

Em Daniel temos, sim a promessa de vida após a morte através da ressurreição, que acontecerá no futuro, e não pessoas vivendo separadas de seus corpos: "Muitos que dormem no pó da terra ressuscitarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno". (Dn 12:2). O que deixa claro na passagem de Daniel é que alguns receberam vida eterna e outros não.

A morte é um estado de inconsciência (sono). Salomão afirma que os mortos não têm consciência:

Paulo compara a morte como um sono (estado de inconsciência): " Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram". (1 Co 11:30)

" Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles". (Ec 9:5);

"O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria" (Ec 9:10);

"Assim como a nuvem esvai-se e desaparece, assim quem desce à sepultura não volta". (Jó 7:9)

"

"assim o homem se deita e não se levanta; até quando os céus já não existirem, os homens não acordarão e não serão despertados do seu sono". (Jó 14:12)

Portanto quem morre está em estado de inconsciência.


O único que é imortal é o SENHOR criador de tudo:"o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém". (1 Tm 6:16)

Hoje muitos homens acreditam mais nos ensinamento de Satanás que de Deus, isto aconteceu no Éden "Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão". (Gn 3:4).

Não existe reencarnação "Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo". (Hb 9:27)

Temos a esperança da vida eterna através do sacrifício de Jesus Cristo. A nossa ressurreição está disponível:

"Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados"; (1 Co 15:51)

A nossa transformação ocorrerá no julgamento, e não no momento da morte:

" Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade; Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória". "Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão"? (1 Co 15:52-55)


"Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem". (1 Co 15:21)

"O último inimigo a ser destruído é a morte". (1 Co 15:26)

" De fato, já tínhamos sobre nós a sentença de morte, para que não confiássemos em nós mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos". (2 Co 1:9)_

"Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial". (1 Co 15:48)

Sergio Roma

Nenhum comentário: