O nome Israel (( "Ishr-al")), que em hebraico significa aquele que luta com Deus tem sua origem no primeiro livro do Pentateuco, Gêneses, na qual Jacó luta contra um anjo (Deus) em Maanaim e recebe deste o nome de Israel.
"Então disse o homem: "Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu". (Gn 32:28).A nação fundada por Jacó é chamada de "Os Filhos de Israel", ou "Israelitas".
"Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal. 7 O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos. Mas foi porque o Senhor os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados. Por isso ele os tirou com mão poderosa e os redimiu da terra da escravidão, do poder do faraó, rei do Egito. Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos". (Dt 7:6-9).
A escolha de Deus pela nação de Israel implicou no nascimento de Cristo, e ele viria da descendência de Abraão:
"Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados". (Gn 12:1-3)
A razão que DEUS escolheu Israel como o POVO ESCOLHIDO está em Cristo. Jesus tinha que vir como homem, e originário de alguma nação, e Deus escolheu Israel.
A palavra de Deus ensina que ELE escolheu Israel para ser a luz do mundo ensinando que ele é o único DEUS libertando os cativos.
Na verdade, a Bíblia nos revela porque Deus escolheu os Judeus. Ele escolheu Israel para ser luz para as nações, para abrir os olhos aos cegos e para libertar os cativos.
"Vocês serão santos para mim, porque eu, o Senhor, sou santo, e os separei dentre os povos para serem meus". (Lv 20:26)
A Palavra de Deus salienta com clareza Israel é Seu povo escolhido, e que jamais perderá essa condição singular. Israel tem destino peculiar destinado por Deus perante a humanidade. Israel é o relógio profético de Deus.
Há cinco elementos distintos na aliança que Deus fez com Abraão, Isaque, e Jacó (Israel) que distinguem seus descendentes de todos os outros povos da terra. Aqui eles estão na ordem em que foram dados: (O Povo escolhido de Deus Dave Hunt)
1) a promessa de que o Messias viria ao mundo por Israel;
2) a promessa de um certo território que foi dado a Israel como possessão para sempre;
3) a lei mosaica e seus subsequentes pactos de promessa, que definiram um relacionamento especial entre Deus e Israel;
4) a manifestação visível da presença de Deus entre eles;
5) o reinado prometido do Messias, no trono de Davi em Jerusalém, sobre Seu povo escolhido e sobre o mundo inteiro.
Deus não escolheu Israel por ser o maior povo:
"O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos". (Dt 7:7)
Deus escolheu Israel por AMOR:
"Mas foi porque o Senhor os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados. Por isso ele os tirou com mão poderosa e os redimiu da terra da escravidão, do poder do faraó, rei do Egito". (Dt 7:8)
O SENHOR DEUS não escolhe quem busca prosperidade, poder, status e fama. Ao contrário ELE escolhe as pequenas e fracas coisas para envergonhar os poderosos, os sábios e os fortes este é o plano de Deus para a salvação:
"Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.8 Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são,para que ninguém se vanglorie diante dele". (1 Co 1.27-28).
Deus escolheu Israel quando escolheu Abraão. O SENHOR escolheu Abraão para assegurar que o mundo não fosse enterrado nas trevas da idolatria.
Sergio Roma
Nenhum comentário:
Postar um comentário