sexta-feira, 21 de março de 2014

A DOUTRINA DOS ANJOS ASSISTENTES DE DEUS





Mensageiros de Deus com vontade e emoções próprias. Anjos geralmente aparecem na figura de homens:

" eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco". (At 1:10), e outras vezes revestidos de glória: " Ficaram perplexas, sem saber o que fazer. De repente dois homens com roupas que brilhavam como a luz do sol colocaram-se ao lado delas". (Lc 24:4).

Anjos com asas: Serafins ("Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam Is 6:2); Querubins ("mas cada um deles tinha quatro rostos e quatro asas" Ez 1:6); Gabriel (" enquanto eu ainda estava em oração, Gabriel, o homem que eu tinha visto na visão anterior, veio a mim, voando rapidamente para onde eu estava, à hora do sacrifício da tarde" Dn 9:21).

Funções dos Anjos

1. Mensageiros:"Naquela noite o anjo do Senhor saiu e matou cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio. Quando o povo se levantou na manhã seguinte, o lugar estava repleto de cadáveres! (2 Rs 19:35);

2. Guardas: ""Eis que envio um anjo à frente de vocês para protegê-los por todo o caminho e fazê-los chegar ao lugar que preparei". (Êx 23:20);

3. Cada Igreja de Cristo tem seu anjo: Ap 2:1-8

4. Anjos Especias, Príncipes :
Miguel

"Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de prosseguir ali com os reis da Pérsia". (Dn 10:13)

Conhecimentos limitados (somente Deus tem conhecimento ilimitado)

"Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai" (Mt 24:36)

Auxiliar na salvação:
"Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação". (Hb 1:14)

Uma heresia popular é achar que os homens após a morte podem se tornar anjos. Os homens foram criados a imagem e semelhança de Deus (Gn 1:26), e não o inverso. Os anjos podem em certas circunstâncias assumirem forma humana.

O anjo mau conhecido como Lúcifer (aquele que dá luz), aliás em nenhum momento aparece na Bíblia, Satanás (acusador) e Diabo, ambos aparecem na Bíblia. Foi Deus que criou chamando-o de Estrela da Manhã, mas como um anjo bom, a CRIATURA se rebelou contra o CRIADOR, desejando o lugar de Deus:

"Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! Você que dizia no seu coração: "Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo". (Is 14:12-14)

Os Judeus o chamam de heilel (vênus) ben-shachar (luminosos) FILHO DA MANHÃ.




Satanás é:

1. Adversário:

"Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar". (1 Pe 5:8);

2. Acusador:

"Em outra visão, Deus me mostrou o Grande Sacerdote Josué, que estava de pé em frente do Anjo do SENHOR. Satanás estava à direita de Josué, pronto para acusá-lo". (Zc 3:1)

3. Epíteto aplicado ao rei da Babilônia:

Sergio Roma

Nenhum comentário: