2.ª Parte
Vejamos estas passagens de Lucas:
" Naqueles dias César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria. E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se. Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho. Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê. e ela deu à luz o seu primogênito". (Lc 2:1-7)
Estas passagens no evangelho de Lucas narram que Maria e José residiam na cidade de Nazaré da Galileia, e que por razões de um recenseamento realizado pelo Imperador Augusto César foram obrigados a viajarem a terra natal, Belém (Efrata) da Judeia. Como José, era descendente do rei Davi, que nasceu em Belém, ele e a esposa foram até lá. . E Maria deu a Luz ao Salvador em Belém. Em Lucas, o anjo Gabriel assegura a Maria que está destinado a seu filho o trono de Davi, sobre o qual ele reinará para sempre.
"Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor". (Lc 2:11)
Para Mateus:
" Depois que Jesus nasceu em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém". (Mt 2:1)
Pela narrativa de Lucas e Mateus Jesus nasceu em Belém da Judeia, mas grande parte dos eruditos, e faço parte dessa linha, afirmam que as passagens trazidas pelos evangelista têm como objetivo metafórico de ligar Jesus ao rei rei Davi, e portanto Jesus nasceu sim em Nazaré.Hoje, o que se sabe de concreto sobre Jesus é que ele nasceu na Palestina, provavelmente no ano 6 a.C., ao final do reinado de Herodes Antibas (que acabou em 4 a.C.).
Marcos omite a cidadania de Cristo. João apenas faz contextualização:
"A Escritura não diz que o Cristo virá da descendência de Davi, da cidade de Belém, onde viveu Davi?" (Jo 7:42)
Uma análise detalhada de Marcos e João verificasse que Jesus Cristo nasceu em Nazaré:
"Naquela ocasião Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no Jordão". (Mc 1:9)
"O que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus! " (Mc 1:24)
"Filipe encontrou Natanael e lhe disse: "Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José. Perguntou Natanael: "Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá? " Disse Filipe: "Venha e veja". (Jo 1:45-46)
Atos dos Apóstolos afirmar ser Nazaré a cidade natal de Jesus:
"Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais, que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem". (At 2:22)
" Disse Pedro: "Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande". (At 3:6)
Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, governador da Judeia, alguns teólogos entendem que eles na verdade eram primos, pois a palavra primo em aramaico tem a mesma sinonímia de irmão . A Bíblia afirma que Jesus teve duas irmãs e quatro irmãos: Tiago, Judas, José e Simão.
Alguns estudos arqueológicos:
1. Há registros históricos da existência de João Batista e, recentemente, arqueólogos encontraram entre o monte Nebo e Jericó, nas margens do rio Jordão, ruínas de um antigo local de peregrinação por volta do século III d.C.;
2. Escavações encontraram os restos da casa de um dos discípulos, provavelmente de Simão Pedro (hoje conhecido como São Pedro), além de um barco datado da mesma época da passagem de Cristo pelo lugar;
Nenhum comentário:
Postar um comentário