segunda-feira, 31 de março de 2014

QUAL A CIDADE QUE JESUS NASCEU?




2.ª Parte

Vejamos estas passagens de Lucas:

" Naqueles dias César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria. E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se. Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho. Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê. e ela deu à luz o seu primogênito". (Lc 2:1-7)

Estas passagens no evangelho de Lucas narram que Maria e José residiam na cidade de Nazaré da Galileia, e que por razões de um recenseamento realizado pelo Imperador Augusto César foram obrigados a viajarem a terra natal, Belém (Efrata) da Judeia. Como José, era descendente do rei Davi, que nasceu em Belém, ele e a esposa foram até lá. . E Maria deu a Luz ao Salvador em Belém. Em Lucas, o anjo Gabriel assegura a Maria que está destinado a seu filho o trono de Davi, sobre o qual ele reinará para sempre.
"Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor". (Lc 2:11)




Para Mateus:

" Depois que Jesus nasceu em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém". (Mt 2:1)

Pela narrativa de Lucas e Mateus Jesus nasceu em Belém da Judeia, mas grande parte dos eruditos, e faço parte dessa linha, afirmam que as passagens trazidas pelos evangelista têm como objetivo metafórico de ligar Jesus ao rei rei Davi, e portanto Jesus nasceu sim em Nazaré.Hoje, o que se sabe de concreto sobre Jesus é que ele nasceu na Palestina, provavelmente no ano 6 a.C., ao final do reinado de Herodes Antibas (que acabou em 4 a.C.).

Marcos omite a cidadania de Cristo. João apenas faz contextualização:

"A Escritura não diz que o Cristo virá da descendência de Davi, da cidade de Belém, onde viveu Davi?" (Jo 7:42)

Uma análise detalhada de Marcos e João verificasse que Jesus Cristo nasceu em Nazaré:

"Naquela ocasião Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no Jordão". (Mc 1:9)

"O que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus! " (Mc 1:24)

"Filipe encontrou Natanael e lhe disse: "Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José. Perguntou Natanael: "Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá? " Disse Filipe: "Venha e veja". (Jo 1:45-46)

Atos dos Apóstolos afirmar ser Nazaré a cidade natal de Jesus:

"Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais, que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem". (At 2:22)

" Disse Pedro: "Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande". (At 3:6)

Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, governador da Judeia, alguns teólogos entendem que eles na verdade eram primos, pois a palavra primo em aramaico tem a mesma sinonímia de irmão . A Bíblia afirma que Jesus teve duas irmãs e quatro irmãos: Tiago, Judas, José e Simão.

Alguns estudos arqueológicos:

1. Há registros históricos da existência de João Batista e, recentemente, arqueólogos encontraram entre o monte Nebo e Jericó, nas margens do rio Jordão, ruínas de um antigo local de peregrinação por volta do século III d.C.;

2. Escavações encontraram os restos da casa de um dos discípulos, provavelmente de Simão Pedro (hoje conhecido como São Pedro), além de um barco datado da mesma época da passagem de Cristo pelo lugar;

QUAL A CIDADE QUE JESUS NASCEU?




Primeiramente é importante frisar que a cidade de Efrata é Belém de Judá, veja:
" Assim morreu Raquel e foi sepultada junto do caminho de Efrata, que é Belém". (Gn 35:19);
"Quando eu voltava de Padã, para minha tristeza Raquel morreu em Canaã, quando ainda estávamos a caminho, a pouca distância de Efrata. Eu a sepultei ali, ao lado do caminho para Efrata, que é Belém" (G 48:7)
"Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos". (Mq 5:2)
Efrata: Esta palavra, derivada de uma raiz que significa produzir, designava originalmente a um clã relacionado com o Caleb, veja:
" Quando Azuba morreu, Calebe tomou por mulher a Efrate, com quem teve Hur" (1 Cr 2:19);
" Depois que Hezrom morreu em Calebe-Efrata, Abia, a mulher de Hezrom, deu-lhe Asur, fundador de Tecoa". (1Cr 2:24)


A clã de Caleb se estabeleceu na região de Presépio, veja:
"O homem chamava-se Elimeleque, sua mulher Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom. Eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram a Moabe, e lá ficaram". ( Rt 1:2)
Os evangelistas reconheceram em Presépio o lugar do nascimento do Messias, veja:
"Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém". (Mt 2:1)
"Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo". (Mt 2:6);
"A Escritura não diz que o Cristo virá da descendência de Davi, da cidade de Belém, onde viveu Davi?" (Jo 7:42)
Jesus nasceu em Efrata-Belém ou Nazaré?
Responderemos esta questão na 2.ª Parte do estudo

sexta-feira, 28 de março de 2014

UM DESCANSO RENOVADOR





“Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado.” Hebreus 4:1
Em Gênesis 2:1-3 encontramos o primeiro registro bíblico do repouso, quando Deus havia concluído a criação do planeta Terra, em seis dias,tendo descansado no sétimo. Ele apenas falou e tudo se fez, então, por que Deus descansou? Porque o Pai queria nos dar a bênção do repouso.

Mas esse descanso não foi igual ao descanso humano. Como é o descanso de Deus? Ele diz respeito ao repouso espiritual, que transcende o físico, emocional, pois é um repouso integral. Jesus disse: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” (Mt 11:28, 29).
Estar cansado é uma coisa, mas estar sobrecarregado é outra. Jesus nos diz que está disposto a nos livrar das cargas, das lutas e da opressão para dar-nos um descanso integral, porque Ele leva nossos fardos pesados e nós, o Seu jugo, sem opressão e sem carga, visto que o Salvador levou tudo.
Como é maravilhoso o repouso do sábado! Apenas mediante nosso Redentor podemos alcançar a libertação total e definitiva do pecado para viver uma vida plena e repleta de felicidade no lar eterno que Ele está preparando para Seus filhos.
Então o que significa entrar no repouso de Deus? Significa entregar todas as aflições nas mãos de nosso Senhor e Salvador. Conheci um irmão que compreendia muito bem esse princípio. A cada sexta-feira, ele se preparava muito cedo para receber o sábado. Certo dia, eu o acompanhei no culto do pôr do sol. Eram aproximadamente cinco da tarde quando já estávamos cantando e meditando na Palavra de Deus, e então comentei: “Irmão, ainda é cedo para o pôr do sol”, ao que ele me respondeu: “De todos os dias da semana, apenas o sábado têm bênção e desejo recebê-la com minha família com antecedência. Além disso, entrego ao Senhor meus fardos e minhas lutas para entrar em Seu repouso, e depois vou visitar meus irmãos para acompanhá-los no recebimento do sábado.”

Desde aquele dia, compreendi melhor o significado do repouso no Senhor. Devo fazer todo o possível e me preparar para receber o santo sábado, porque somente ao recebê-lo temos essa maravilhosa bênção.

" O sábado não foi feito para ser um fardo às pessoas, mas para o bem delas e para dar-lhes paz e repouso (Vida de Jesus,p.69) 
Adventistas.org




POR QUE DEUS ESCOLHEU ISRAEL?






O nome Israel (( "Ishr-al")), que em hebraico significa aquele que luta com Deus tem sua origem no primeiro livro do Pentateuco, Gêneses, na qual Jacó luta contra um anjo (Deus) em Maanaim e recebe deste o nome de Israel. 
"Então disse o homem: "Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu". (Gn 32:28).A nação fundada por Jacó é chamada de "Os Filhos de Israel", ou "Israelitas".

"Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal. 7 O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos. Mas foi porque o Senhor os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados. Por isso ele os tirou com mão poderosa e os redimiu da terra da escravidão, do poder do faraó, rei do Egito. Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos". (Dt 7:6-9).
A escolha de Deus pela nação de Israel implicou no nascimento de Cristo, e ele viria da descendência de Abraão:

"Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados". (Gn 12:1-3) 





A razão que DEUS escolheu Israel como o POVO ESCOLHIDO está em Cristo. Jesus tinha que vir como homem, e originário de alguma nação, e Deus escolheu Israel.

A palavra de Deus ensina que ELE escolheu Israel para ser a luz do mundo ensinando que ele é o único DEUS libertando os cativos.

Na verdade, a Bíblia nos revela porque Deus escolheu os Judeus. Ele escolheu Israel para ser luz para as nações, para abrir os olhos aos cegos e para libertar os cativos.

"Vocês serão santos para mim, porque eu, o Senhor, sou santo, e os separei dentre os povos para serem meus". (Lv 20:26)

A Palavra de Deus salienta com clareza Israel é Seu povo escolhido, e que jamais perderá essa condição singular. Israel tem destino peculiar destinado por Deus perante a humanidade. Israel é o relógio profético de Deus.

Há cinco elementos distintos na aliança que Deus fez com Abraão, Isaque, e Jacó (Israel) que distinguem seus descendentes de todos os outros povos da terra. Aqui eles estão na ordem em que foram dados: (O Povo escolhido de Deus Dave Hunt)

1) a promessa de que o Messias viria ao mundo por Israel;

2) a promessa de um certo território que foi dado a Israel como possessão para sempre;

3) a lei mosaica e seus subsequentes pactos de promessa, que definiram um relacionamento especial entre Deus e Israel;

4) a manifestação visível da presença de Deus entre eles;

5) o reinado prometido do Messias, no trono de Davi em Jerusalém, sobre Seu povo escolhido e sobre o mundo inteiro.

Deus não escolheu Israel por ser o maior povo:

"O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos". (Dt 7:7)

Deus escolheu Israel por AMOR:

"Mas foi porque o Senhor os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados. Por isso ele os tirou com mão poderosa e os redimiu da terra da escravidão, do poder do faraó, rei do Egito". (Dt 7:8)

O SENHOR DEUS não escolhe quem busca prosperidade, poder, status e fama. Ao contrário ELE escolhe as pequenas e fracas coisas para envergonhar os poderosos, os sábios e os fortes este é o plano de Deus para a salvação:

"Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.8 Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são,para que ninguém se vanglorie diante dele". (1 Co 1.27-28).

Deus escolheu Israel quando escolheu Abraão. O SENHOR escolheu Abraão para assegurar que o mundo não fosse enterrado nas trevas da idolatria.


Sergio Roma

segunda-feira, 24 de março de 2014

VOCÊ REALMENTE CONHECE A CRISTO?





Hoje muitos falam de Cristo,mas poucos conhecem-no;

Hoje muitos falam em seu nome, mas não sabem seu nome;

Hoje muitos curam em seu nome, mas não pediram autorização ao redentor;

Hoje muitos profetizam em seu nome, mas esquecem que não existem mais profetas;

Hoje muitos se dizem cristãos, mas não sabem o significado e a origem da palavra;

Hoje muitos se dizem Filho de Deus, mas nunca obedeceram ao pai;

Hoje muitos se dizem salvos, mas não amam o seu salvador;

Hoje muitos afirmam que amam a Deus, mas não guardam seus mandamentos;

Hoje muitos falam em nome de Igrejas, mas esquecem que Cristo não veio por causa de templos;

Hoje muitos falam em obras, mas esquecem que a obra é conhecer a Cristo, o Filho de Deus.

NOVAMENTE A QUESTÃO DO SÁBADO OU DO DOMINGO? DEVEMOS GUARDAR O SÁBADO OU O DOMINGO?






A palavra de Deus deixa claro que não podemos ficar inertes as coisas do SENHOR.As Escrituras em nenhum momento apresenta duas opções de escolha de descanso no SENHOR.
A Tábua dos dez Mandamentos, onde o quarto diz claramente sobre a guarda do sábado ou fala da guardar do domingo?Os Dez Mandamentos foram abolidos?Estamos sobre a graça, então não existe lei, pecado e morte?
Então,sobre qual justificativa Jesus somente descansava e ensinava nos templos no sábado e não no domingo?
Jesus afirmou que é "lícito fazer o bem no sábado", mas não disse que o sábado estava abolido ou que agora o dia de descanso no SENHOR é o domingo.
Será que Jesus veio revogar a lei? "Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar, mas cumprir". (Mt 5:17)



Ler e reflita SÁBADO OU DOMINGO?:
Gn 2:1-3,
Ex 20:8-11,
Dt 5:12-15,
Mt 12:1-13,
Lc 4: 31-37
Lc 13:10-17
Jo 5:1-9
Mt 28:1
Mc 15:42
Mc16:1
Lc 23:52-54
Jo19:31
Jo 20:1

IDOLATRIA, SACRIFÍCIO, COMIDA E CONSCIÊNCIA. (1 Co 10:1-33)





No capitulo 10 da 2ª Carta do apóstolo Paulo a Igreja de Coríntios faz alusão da comida oferecida a ídolos. Como o verdadeiro cristão tem que se comportar para agradar a Deus:

1 Porque não quero, irmãos, que vocês ignorem o fato de que todos os nossos antepassados estiveram sob a nuvem e todos passaram pelo mar. 

2 Em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar.

3 Todos comeram do mesmo alimento espiritual

4 e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo.

5 Contudo, Deus não se agradou da maioria deles; por isso os seus corpos ficaram espalhados no deserto. ;

6 Essas coisas ocorreram como exemplos para nós, para que não cobicemos coisas más, como eles fizeram.

7 Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito: "O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra".




8 Não pratiquemos imoralidade, como alguns deles fizeram — e num só dia morreram vinte e três mil.

9 Não devemos pôr o Senhor à prova, como alguns deles fizeram — e foram mortos por serpentes.

10 E não se queixem, como alguns deles se queixaram — e foram mortos pelo anjo destruidor.

11 Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos.

12 Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!

13 Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.

14 Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria.

15 Estou falando a pessoas sensatas; julguem vocês mesmos o que estou dizendo.

16 Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo?

17 Por haver um único pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão.

18 Considerem o povo de Israel: os que comem dos sacrifícios não participam do altar?

19 Portanto, que estou querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa?

20 Não! Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios.

21 Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
22 Porventura provocaremos o ciúme do Senhor? Somos mais fortes do que ele?
23 "Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica.

24 Ninguém deve buscar o seu próprio bem, mas sim o dos outros.

25 Comam de tudo o que se vende no mercado, sem fazer perguntas por causa da consciência,
26 pois "do Senhor é a terra e tudo o que nela existe".

27 Se algum descrente o convidar para uma refeição e você quiser ir, coma de tudo o que lhe for apresentado, sem nada perguntar por causa da consciência.

28 Mas se alguém lhe disser: "Isto foi oferecido em sacrifício", não coma, tanto por causa da pessoa que o comentou, como da consciência,

29 isto é, da consciência do outro e não da sua própria. Pois, por que minha liberdade deve ser julgada pela consciência dos outros?

30 Se participo da refeição com ação de graças, por que sou condenado por algo pelo qual dou graças a Deus?

31 Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

32 Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus.

33 Também eu procuro agradar a todos de todas as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos.

A ANTIGA ALIANÇA OU O ANTIGO TESTAMENTO




No Novo Testamento o Antigo Testamento é citado como:

1. Autoridade (., Lc 10:.25.);

2.Escritura inspirada pelo Espírito de Deus (2 Tm 3:16);

3. A Escritura" ou "As Escrituras" pura e simplesmente;

4. É perifraseado no Novo Testamento também como "lei" (Jo 12:34; 1 Co 14.21), lei e os profetas" ou "Moisés e os profetas" (Mt 7:12; ;Rm 3.2) uma vez como "Moisés, os profetas e os salmos" (Le 24.44). Isto não impica afirmar que o AT seja apenas simplesmente a Lei, pois além de mandamento o AT também tem caráter de profecia (Jo 15:25; Mt 11.13)



TNK designa a Bíblia:

T: Torá, ou seja, a "instrução", os cinco livros de Moisés: Gn, Êx, Lv, Nm, Dt;

N: Nebiim; ou seja, os "profetas" (inclusive os livros históricos Js - Rs);

K: Ketubim, ou seja, as (sagradas) "Escrituras" restantes, como os Salmos e o livro de Jó.

Época neotestamentária:porção bíblica que insere o período entre o nascimento de Jesus Cristo e a consumação total.

cristologia: trata da pessoa e obra de Cristo - Isto é, a doutrina de Cristo.

Fonte: Introdução ao Antigo Testamento 3ª edição Werner Schmidt.

sexta-feira, 21 de março de 2014

A DOUTRINA DOS ANJOS ASSISTENTES DE DEUS





Mensageiros de Deus com vontade e emoções próprias. Anjos geralmente aparecem na figura de homens:

" eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco". (At 1:10), e outras vezes revestidos de glória: " Ficaram perplexas, sem saber o que fazer. De repente dois homens com roupas que brilhavam como a luz do sol colocaram-se ao lado delas". (Lc 24:4).

Anjos com asas: Serafins ("Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam Is 6:2); Querubins ("mas cada um deles tinha quatro rostos e quatro asas" Ez 1:6); Gabriel (" enquanto eu ainda estava em oração, Gabriel, o homem que eu tinha visto na visão anterior, veio a mim, voando rapidamente para onde eu estava, à hora do sacrifício da tarde" Dn 9:21).

Funções dos Anjos

1. Mensageiros:"Naquela noite o anjo do Senhor saiu e matou cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio. Quando o povo se levantou na manhã seguinte, o lugar estava repleto de cadáveres! (2 Rs 19:35);

2. Guardas: ""Eis que envio um anjo à frente de vocês para protegê-los por todo o caminho e fazê-los chegar ao lugar que preparei". (Êx 23:20);

3. Cada Igreja de Cristo tem seu anjo: Ap 2:1-8

4. Anjos Especias, Príncipes :
Miguel

"Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de prosseguir ali com os reis da Pérsia". (Dn 10:13)

Conhecimentos limitados (somente Deus tem conhecimento ilimitado)

"Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai" (Mt 24:36)

Auxiliar na salvação:
"Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação". (Hb 1:14)

Uma heresia popular é achar que os homens após a morte podem se tornar anjos. Os homens foram criados a imagem e semelhança de Deus (Gn 1:26), e não o inverso. Os anjos podem em certas circunstâncias assumirem forma humana.

O anjo mau conhecido como Lúcifer (aquele que dá luz), aliás em nenhum momento aparece na Bíblia, Satanás (acusador) e Diabo, ambos aparecem na Bíblia. Foi Deus que criou chamando-o de Estrela da Manhã, mas como um anjo bom, a CRIATURA se rebelou contra o CRIADOR, desejando o lugar de Deus:

"Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! Você que dizia no seu coração: "Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo". (Is 14:12-14)

Os Judeus o chamam de heilel (vênus) ben-shachar (luminosos) FILHO DA MANHÃ.




Satanás é:

1. Adversário:

"Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar". (1 Pe 5:8);

2. Acusador:

"Em outra visão, Deus me mostrou o Grande Sacerdote Josué, que estava de pé em frente do Anjo do SENHOR. Satanás estava à direita de Josué, pronto para acusá-lo". (Zc 3:1)

3. Epíteto aplicado ao rei da Babilônia:

Sergio Roma

EXISTE UMA MENSAGEM QUE SAI DA CRUZ DE CRISTO?





A cruz não é apenas um fato, ela é uma palavra Todos sabemos o fato histórico da cruz, ocorrido há dois mil anos, onde nosso Senhor Jesus morreu crucificado. Esse é o fato. Mas a cruz é mais do que simplesmente um fato. A cruz é uma palavra. Há uma mensagem vinda da cruz. A Palavra logos significa "pensamentos de dentro" ou "pensamentos de dentro expressos", "palavra", "modo de expressão", "verdade", "mensagem".

Simplificando, a cruz é o meio de Deus para atingir o seu objetivo. O propósito eterno de Deus é seu Filho. Ele quer que seu Filho tenha a primazia em todas as coisas, convergir todas as coisas em Cristo. Quer dizer, o objetivo de Deus e seu meio, seu único meio de atingi-lo é Jesus Cristo crucificado, ou seja, a cruz. Mas a cruz não é o fim. Às vezes Pensamos que a cruz é o fim. Não, não é o fim. O fim é o Filho de Deus,
Jesus Cristo; mas a cruz é o único meio - não apenas um dos meios, mas o único meio - para alcançar o fim de Deus. É por causa disto que a cruz é fundamental e central na Bíblia, sendo também vital e essencial para nossas vidas.

Mensagens da Cruz:

1 Justificação, pecado, salvação:
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". (Romanos 3:23).

"Sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há
em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no Seu
sangue, para demonstrar a Sua justiça pela remissão dos pecados dantes
cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração de Sua justiça
neste tempo presente, para que Ele seja justo e justificador daquele que
tem fé em Jesus". (Romanos 3: 24-26).

JESUS FEZ A EXPIAÇÃO PELOS NOSSOS PECADOS.



2 Separação:

Como posso ser separado do mundo na prática? Encontramos em Efésios, capítulo 2, que, antes de sermos salvos, quando estávamos mortos em pecados e transgressões, andávamos de acordo com o curso
deste mundo.

NO BATISMO VOCÊ PASSA A PERTENCE A JESUS CRISTO E NÃO A ESTE MUNDO

3 Libertação

Lembre-se que foram os nossos pecados que pregaram Jesus na cruz.
O pecado que habita em nós, em nossa carne, e ele reina e governa
sobre nós.

Paulo adverte que temos que gritar para nos livrarmos do pecado:: "Oh, desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" (Rm 7: 24).

Um dia, o Espírito Santo nos leva de volta à cruz e a cruz começa a falar conosco.
Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja
mais abundante? De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o
pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos
fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na Sua morte? De sorte
que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como
Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós
também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente
com Ele na semelhança da Sua morte, também o seremos na da sua
ressurreição; sabemos isto: que o nosso velho homem foi com ele
crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não
sirvamos mais ao pecado. (Romanos 6: 1-6).

Fomos sepultado com Cristo e agora estamos ressurreto com ELE de maneira que podemos andar em nova vida. Pela morte morremos para o pecado, e pela vida estamos vivo para Deus.

4. Vitória

À medida que caminhamos com o Senhor e sabemos algo sobre o perdão dos pecados, sobre o estar separados do mundo e começamos a experimentar a libertação do poder do pecado, iremos enfrentar uma
batalha espiritual.

Se tentarmos lutar contra o nosso inimigo - Satanás, o adversário - por nós mesmos, então seremos derrotados. Mas graças a Deus pela mensagem da cruz. Antes do nosso Senhor Jesus ter ido para a cruz, ele disse:
"Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe deste mundo "(João 12: 31). Na cruz Ele não só derramou o seu sangue para a remissão dos nossos pecados, não só foi crucificado como se fôssemos nós mesmos para nos libertar do poder do pecado, mas Ele derrotou o arcanjo, o inimigo.

PORTANTO A CRUZ NOS FALA DE JUSTIFICAÇÃO, SEPARAÇÃO, LIBERTAÇÃO E VITÓRIA.

Fonte: A Cruz: Stephen Kaung

EXISTÊNCIA DE DEUS



"Se Deus não existe, qual é o sentido da vida?" ou "Se Deus não existe, por que não existem mais ateus como Sartre, Nietzsche, etc?"
Johannes Janzen



Muitas vezes, como teístas cristãos, encontramo-nos na defensiva contra as críticas e perguntas dos ateus. 

Às vezes, no meio da argumentação, perdemos o rumo da conversa.

Neste contexto, Ravi Zacharias apresenta seis conjuntos de perguntas que deveriam fazer parte de uma conversa.

Elas são perguntas existenciais ou empíricas que são usualmente feitas por ateus e teístas.

Apresento a seguir o segundo conjunto de perguntas. O original você encontra aqui. O primeiro conjunto de perguntas você encontra aqui.

Se rejeitarmos a existência de Deus, ficamos com uma crise de sentido, então por que não vemos mais ateus como Jean Paul Sartre, ou Friedrich Nietzsche, ou Michel Foucault?


Esses três filósofos, que também abraçaram o ateísmo, reconheceram que, na ausência de Deus, não havia sentido transcendente além de seus próprios interesses, prazeres, ou gostos.

A crise da falta de sentido ateísta é retratado no livro de Sartre [intitulado] Náusea.

Sem Deus, há uma crise de sentido, e esses três pensadores, entre outros, mostram-nos um mundo de apenas “coisas” jogadas para fora no espaço e no tempo, indo a lugar nenhum, significando nada.

quarta-feira, 19 de março de 2014

CRISTO É DEUS "EU SOU"



1. BOM PASTOR :
"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas". (Jo 10:11)

2. JUIZ

"Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho" (Jo 5:22)

3.LUZ DO MUNDO

" Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8:12)

4. GLORIA

""Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor". (Is 42:8)

5.NOIVO

""O Reino dos céus, pois, será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo". ( Mt 25:1)

6. A PORTA

" Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem". (Jo 10:8) 


7. ÚNICO CRIADOR 

"No princípio Deus criou os céus e a terra". (Gn 1:1)


8.   VERBO DIVINO


"No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito".( Jo 1:1-3)


9. IMAGEM DE DEUS

"O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas" (He 1:3)


10. PRIMEIRO E O ÚLTIMO

" Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: "Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último". (Ap 1:17).

Sergio Roma

segunda-feira, 17 de março de 2014

EXEMPLO DE AMOR E OBEDIÊNCIA A DEUS


Candidato adventista a cargo de soldado ganha direito de realizar teste no domingo (decisão TJMA)


Um membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, candidato ao cargo de soldado combatente da Polícia Militar, teve confirmado o direito de realizar o teste psicotécnico do concurso público no domingo, em vez do sábado, como havia sido agendado pela organização do certame. A decisão unânime foi tomada em sessão de processos remanescentes das Câmaras Cíveis Reunidas do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). 
O entendimento do órgão colegiado ratificou decisão anteriormente proferida em liminar, que garantiu ao candidato o direito de optar pelo domingo. O próprio concurso informava da realização do teste nos dois dias do final de semana. 

Em seu voto, Maria Graças Duarte citou normas da Constituição Federal (Foto:Ribamar Pinheiro)
Em seu voto, Maria Graças Duarte citou normas da Constituição Federal (Foto:Ribamar Pinheiro)
O candidato alegou que, no ato da inscrição, informou seguir a religião adventista do sétimo dia. Aprovado para o cargo, ele foi convocado para realizar o teste psicotécnico no dia 2 de março de 2013, um sábado. Pelo fato de reservar o dia para oração e meditação, como todo seguidor da religião, compareceu ao local indicado somente no domingo, quando não lhe foi permitido fazer a prova. 
A relatora do mandado de segurança, desembargadora Maria das Graças Duarte, verificou que o impetrante, de fato, informou ser membro da igreja, no ato da inscrição. Observou, ainda, que os testes psicotécnicos dos aprovados foram realizados no sábado e no domingo, razão pela qual não havia motivos para o organizador ter convocado o candidato para realizar a prova no sábado. 
A magistrada citou normas da Constituição Federal, segundo as quais “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias” (art. 5º, VI) e que “ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei” (art. 5º VIII). 
A desembargadora ainda frisou que, por se tratar de teste psicotécnico, que não tem caráter eliminatório e nem classificatório, a convocação do candidato para realização de novo exame não viola o princípio da isonomia e nem as regras do edital. 
Os demais desembargadores do órgão também concederam a segurança, de acordo com o parecer da Procuradoria Geral de Justiça. 

Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370



sexta-feira, 14 de março de 2014

PREGAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO É MESMO NECESSÁRIA?




Vou transcrever alguns trechos de D. Martyn afirma em seu livro Pregação e Pregadores que "a mais urgente necessidade da Igreja hoje é de verdadeira pregação; e como é a maior e a mais urgente necessidade da igreja, é também, obviamente, a maior necessidade do mundo".

Creio que o declínio na prática da pregação surgiu como fruto de vários fatores... LEIA O ARTIGO NA INTEGRA E ENTENDA A NECESSIDADE DE ESTUDAR O ANTIGO TESTAMENTO, POIS HOJE GRANDE PARTE DOS CRISTÃOS ABANDONARAM DE FORMA ERRADA, PASSANDO A LER, ESTUDAR APENAS O NOVO TESTAMENTO. O TEXTO ESTÁ NO ENDEREÇO:


http://www.mackenzie.br/fileadmin/Mantenedora/CPAJ/revista/VOLUME_I__1996__1/pregacao_no_antigo....pdf



Sergio Roma

PENTATEUCO: CURIOSIDADE SOBRE A PALAVRA DE DEUS




Todos sabemos que os cinco primeiros livros das Escrituras Pentateuco/Torah) foram escritos por Moisés. Para os judeus esta Lei é a instrução de Javé para o seu povo.Para os Cristãos o Pentateuco resume a história e os valores do povo escolhido por Deus (Por que Deus escolheu o povo de Israel?) para a salvação.

"
O Cânone Bíblico designa o inventário ou lista de escritos ou livros considerados pela Igreja Católica e aceita pelas demais Igrejas Cristãs, como tendo evidências de Inspiração Divina. Cânone, em hebraico é qenéh e no grego kanóni, têm o significado de "régua" ou "cana [de medir]", no sentido de um catálogo".(http://pt.wikipedia.org).



Temos:

1. Cânon Judaico/Torah: Bereshit, Shemoth, Wayigra, Bemidbar, Debarim;

2.  Bíblia Grega, Cânon Católico e Protestante/Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números, Deuteronômio.    

Significado dos livros do   Cânon Judaico/:
Torah: Bereshit (Gênesis: "No princípio");
 Shemoth (Êxodo:"Estes são os nomes");
 Wayigra (Levíticos:"Ele chama");
 Bemidbar(Números:"No deserto");
 Debarim(Deuteronômio:" Palavras")

Na construção de uma frase com os cinco primeiros livros das Escrituras teríamos:
" No princípio estes são os nomes que ELE chamou no deserto para ouvir e obedecer a palavra". Como Deus é perfeito. Frase de autoria: Sergio Roma

terça-feira, 11 de março de 2014

DEUS E SUAS SINONÍMIAS




1.ELOHIM: primeiro nome que é dado a DEUS nas escrituras , indica sua majestade, poder infinito e excelência, mais comum;

2.YAHWEH (Senhor, Ser absoluto_ : Yahvéh-Elohim: Jeová Deus. Muito embora o nome Yahvéh signifique que Deus é eterno e tem existência ilimitada em si mesmo (Êxodo 3:14), também seu uso indica que é o Deus do pacto, da graça e misericórdia;

3.YHVH, em Hebraico Yod-Heh-Vav-Heh: utilizado nas escrituras para discutir a relação de DEUS com o Homem;

4. ADONAI ELOHIM: SENHOR DEUS;

5. HASHEM ou SHEMA: aramaico que quer dizer "O Nome";

6.EHEYEH-ASHER-EHEYEH: EU SOU O QUE SOU,foi o que Moisés escutou frente a Sarça Ardente;

7. ELOHAYNU: Nosso DEUS;

8.EL SHADAI: Deus Todo-Poderoso;

9. YAVEH SABAOT: DEUS dos Exércitos. Aparece nos livros proféticos;

10.ADONAI( Senhor ou superior), ADONAI-EL RAHUM VE-HANNUN: O SENHOR DEUS MISERICORDIOSO E GENEROSO (Exodo 34, 6-7). Revelada por Deus a Moisés contém os treze atributos de DEUS;

11. EL, possivelmente mais antigo, e designa o único que é forte, divindade;

12. EL-HAI: DEUS Vivente;

13. EL-ELYON: Deus altíssimo

14.ELYON: Altíssimo ;






15.OUTROS NOMES DE DEUS (Exsurge)


CRIADOR DO CÉU E DA TERRA (Gn 14, 19-22)

CRIADOR DE ISRAEL (Is 43,15)

O MAIS SANTO (Is 43, 15)

O SANTO DE ISRAEL (Is 1,4)

PASTOR DE ISRAEL (Sl 80,2)

A ROCHA (Dt 32,4)

REI DOS REIS (Is 41,2)

16. HEBRAICO PORTUGUES TEXTO Bíblico (ICVP - Igreja Cristã Vivendo na Palavra)

ELOHIM Deus Criador (Gn.2:4)

EL ELION Deus Altíssimo (Gn.14:18)

SHIMA EL Deus que Ouve (Gn.16:11)

EL RÓI Deus que Vê (Gn.16:13)

EL OLAM Deus Eterno (Gn.21:33)

JEOVA JIREH Deus Provedor (Gn.22:14)

EL SHADDAY Deus Onipotente (Ex.6:3)

JEOVA RAFAH Deus que Sara (Ex.15:26)

Jeová Nissi O Sr. É Nossa Bandeira (Ex.17:15)

ADONAY Proprietário, Senhor (Ex.20:07)

JEOVA KADESHI Deus é Stº que Santifica (Lv.20:7,8)

JEOVA ELOENU O Sr. Nosso Deus Dt.2:36

JEOVA ELOAI O Sr. Que Revela o Íntimo Js.7:10

JEOVA SHALOM O Deus da Paz (Jz.6:24)

JEOVA TSEBAÔTH Senhor dos Exércitos (I Sm.1:3)

JEOVA HOSSEMU Senhor Nosso Senhor (Ne.10:29)

JEOVA ELOAH Deus Único (Sl.18:31)

JEOVA ROHI Deus é Nosso Pastor (Sl.23:1)

JEOVA ALEHI Deus sobre Tudo e Todos (Sl.71:19,20)

JEOVA ELOAHÁ Deus é Nossa Confiança (Sl. 91:2)

JEOVA HOSSU Deus é Meu Criador (Sl.95:6)

IEMANUEL Deus Conosco( Is. 7:14)

JEOVA ROFESHAH Deus Restaurador (Is.58:11,12)

JEOVA TSIDEKENU Deus Justiça Nossa (Jr.23:6)

JEOVA GMOLA Deus que Recompensa (Jr.51:56)

JEOVA MAKKE O Sr. Que Fere/ Castiga (Ez.7:9)

JEOVA SHAMMAH O Senhor está Ali (Ez.48:35)

JEOVA MIKTASHE Deus Presente/se Revela (Dn.2:19-23)

YAHWEH Eu Sou O Que Sou (Ex.3:14)

Sergio Roma

segunda-feira, 10 de março de 2014

O QUE ACONTECE DEPOIS DA MORTE? 2ª PARTE



A morte é um fato temeroso e na maioria das vezes traumático. A família e amigos sofrem. A palavra de Deus assim se refere ao momento morte: "O último inimigo a ser destruído é a morte". (1 Co 15:26) e ainda menciona o medo que o homem tem da morte"e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte". (Hb 2:15).

Algumas religiões especulam sobre o que ocorre após a morte, umas entendem que nascemos com almas imortais; outras afirmas que somos almas imortais. Alguns céticos crédulos acreditam que após a morte a alma fica consciente e vai para um lugar (bênção ou sofrimento) outros entendem que voltaram no corpo de outra pessoa ou mesmo de um animal.

O que é realmente a morte?
A alma é imortal?
Existe consciência depois da morte?
Após a morte iremos para algum ligar (bênção ou sofrimento)?

A morte, se assim podemos afirmar, nasceu no Éden. Disse Deus a Adão e Eva:"Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará".(Gn 3:19).

Não existe duvida que morremos, vejamos o que diz salomão "tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou". (Ec 3:2)
Aqui se faz necessário entender o significado de alma (nephesh/psuche) que significa um ser vivente ("Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente"/Gn 2:7), porém em outras passagens da palavra de Deus recebe o significado de vida ou criatura.
A palavra nephesh refere-se tanto a seres humanos como animais

A primeira vez que a palavra nephesh é usada nas Escrituras para se referir ao homem: "Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente". (Gn 2:7). Esta passagem não retrata a alma de Adão como imortal. No fimde dos seus dias, quando o fôlego da vida deixou Adão, ele morreu e voltou ao pó da terra. Sua vida e sua consciência cessaram ao mesmo tempo.




A Bíblia se refere a alma em Ez 18:4; Gn 46:27.

Particularmente em Ez 18:4 fica claro que a alma não é imortal, porque ela morre, vejamos:"Todas as almas Me pertencem, as almas dos pais e as almas dos filhos. A minha lei é a seguinte: cada pessoa será condenada pelo seu próprio pecado, e o castigo é a morte".

O que acontece aos mortos? Muitos religiosos de forma errada ensinam que após a morte se vai de imediato para o lugar de prêmio ou de punição. A Bíblia em nenhuma de suas passagens faz referências que o morto vai para o céu ou inferno. A própria palavra de Deus responde: "...Depois você voltará ao pó de onde veio. Pois você foi feito da terra e vai voltar para a terra". (Gn 3:19)

""Irmãos, posso dizer-lhes com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado, e o seu túmulo está entre nós até o dia de hoje; ...Pois Davi não subiu ao céu". (At 2:29;34)

Salomão alude que tantos os animais como os homens estão destinados a morrer:
"O destino do homem é o mesmo do animal; o mesmo destino os aguarda. Assim como morre um, também morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida; o homem não tem vantagem alguma sobre o animal. Nada faz sentido! Todos vão para o mesmo lugar; vieram todos do pó, e ao pó todos retornarão". (Ec 3:19-20)

Em Daniel temos, sim a promessa de vida após a morte através da ressurreição, que acontecerá no futuro, e não pessoas vivendo separadas de seus corpos: "Muitos que dormem no pó da terra ressuscitarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno". (Dn 12:2). O que deixa claro na passagem de Daniel é que alguns receberam vida eterna e outros não.

A morte é um estado de inconsciência (sono). Salomão afirma que os mortos não têm consciência:

Paulo compara a morte como um sono (estado de inconsciência): " Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram". (1 Co 11:30)

" Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles". (Ec 9:5);

"O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria" (Ec 9:10);

"Assim como a nuvem esvai-se e desaparece, assim quem desce à sepultura não volta". (Jó 7:9)

"

"assim o homem se deita e não se levanta; até quando os céus já não existirem, os homens não acordarão e não serão despertados do seu sono". (Jó 14:12)

Portanto quem morre está em estado de inconsciência.


O único que é imortal é o SENHOR criador de tudo:"o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém". (1 Tm 6:16)

Hoje muitos homens acreditam mais nos ensinamento de Satanás que de Deus, isto aconteceu no Éden "Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão". (Gn 3:4).

Não existe reencarnação "Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo". (Hb 9:27)

Temos a esperança da vida eterna através do sacrifício de Jesus Cristo. A nossa ressurreição está disponível:

"Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados"; (1 Co 15:51)

A nossa transformação ocorrerá no julgamento, e não no momento da morte:

" Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade; Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória". "Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão"? (1 Co 15:52-55)


"Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem". (1 Co 15:21)

"O último inimigo a ser destruído é a morte". (1 Co 15:26)

" De fato, já tínhamos sobre nós a sentença de morte, para que não confiássemos em nós mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos". (2 Co 1:9)_

"Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial". (1 Co 15:48)

Sergio Roma

domingo, 9 de março de 2014

O QUE ACONTECE DEPOIS DA MORTE?




1ª PARTE

Tema muito controvertido entre cristãos, cientistas, filósofos e ateus. As diferentes denominações do cristianismo divergem acorrente maior entende que as almas dos mortos continuam a viver num local que é conhecido como céu ou inferno. Para o credo católico existe o Purgatório ( condição e processo de purificação ou castigo temporário em que as almas daqueles que morrem em estado de graça são preparadas para o Reino dos céus/wikipedia).  Para o Espiritismo após a morte existe a Reencarnação ( volta da alma ou Espírito à vida corpórea, mas em outro corpo especialmente formado para ele e que nada tem de comum com o antigo”/Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. IV).  
Os mais radicais acreditam que com a morte cessa tudo.
Muitas perguntas surgem em nossas mentes sobre o tema da morte, vejamos algumas:
O que realmente acontece quando se morre?
Por que temos que morrer?
Podemos saber se realmente existe vida além da sepultura?
A pessoa que morre vai para o céu ou existe um lugar de espera?
Tendo morrido uma vez, poderia o homem reviver de novo?


Para compreender a morte faz se necessário entender a vida, pois ela foi crida primeiramente por Deus. Filósofos, teólogos  e cientistas têm dedicado estudos para encontrar a chave que abre o mistério da existência humana. Todos concordam que a vida teve um princípio.

Existe o debate entre os que acreditam no  Darwinismo e os que defendem o Criacionismo. Tema este já exaurido por mim (VOCÊ É EVOLUCIONISTA(DARWIN) OU CRIACIONISTA (DEUS)?  

Em Gênesis 2:7 (A palavra Gênesis significa "O princípio" ou "A origem") há o relato: “Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.

Pó da Terra+ Alma Vivente= Ser Humano

Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão". Gn 1:26.

Os seres humanos são os únicos seres criados à própria imagem de Deus. Aos animais não foi dado o intelecto apenas receberam o instinto.

Deus nos criou com propósito "para que todo o que nele crer tenha a vida eterna. Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna". (Jo 3:15-16)

A morte surgiu no Éden pela desobediência de Adão e Eva, vejamos as passagens da palavra de Deus que relatam a entrada da MORTE:
.
"O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá". (Gn 2:15-17);

"Mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ". Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal". Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também". (Gn 3:3-6).

Paulo relata em uma de sua cartas conseqüências da desobediência ocorrida no Éden “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Rom 5:12).

A morte surgiu como a consequência do pecado “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rom 6:23).

A 2ª Parte estudaremos o real significado Bíblico do Mistério da Morte.


Sergio Roma

terça-feira, 4 de março de 2014

DISPENSAÇÃO SIGNIFICADO BÍBLICO





DISPENSAÇÃO "oikonomia", administração ou gerência da casa, isto é, o ofício de um administrador, arranjo, plano. Paulo parece referir-se ao plano  da salvação. A dispensação olha o mundo como a casa governada/administrada por Deus. Tenha sempre em mente que a mudança do tratamento de Deus com o homem originou-se no pecado de Adão.


Já assistir diversas pregações em que Pastores usaram, mas não explicaram o significado bíblico da palavra DISPENSAÇÃO. Primeiramente saliento que a palavra DISPENSAÇÃO aparece uma única vez na palavra de Deus em Ef 1:10.10  Para, na dispensação da plenitude dos tempos, tornar- a- pôr- sob- uma- só- cabeça, em o Cristo, todas as coisas: Tanto as coisas que estão nos céus, como as coisas que estão sobre a terra.

A DISPENSAÇÃO estabelecida pelo SENHOR muda de tempos em tempos. 

1.10 εις  οικονομιαν του πληρωματος  των καιρων ανακεφαλαιωσασθαι τα παντα εν  τω χριστω  τα επι τοις ουρανοις  και τα επι της  γης 

Na dispensação da plenitude dos tempos . Não está em vista vista apenas a dispensação do evangelho, porquanto o que está passagem diz que  se realizará transcende ao  que é meramente terreno. Está em foco o "tempo" da concretização ou o cumprimento do mistério. (Champlin ,  2014, p. 689). A ênfase desse versículo, apesar do elemento tempo, é a ideia de governo, tipo de governo ou poder divino. Aquilo que governa e aquilo que é governado.  A palavra dispensação originalmente significa família, gerência ou ofício de mordomia. Em um sentido mais geral, veio a indicar a gerência de qualquer exército ou estado (governo).

Está dispensação apresenta as seguintes características:

1. A criação física centrada em Jesus. Controlada e governada por ELE.

2. a nação de Israel terá como Salvador, Jesus.

DISPENSAÇÃO "Doutrina originalmente elaborada por John N. Darby (1800 - 1882), líder dos Irmãos Plymouth e firmou-se por C. I. Scofield a partir de 1909 com a publicação da Bíblia de Referência de Scofield, segundo a qual a atividade de Deus na História acha-se dividida em sete dispensações. Em 1924, foi fundado o Seminário Teológico de Dallas com o propósito específico de treinar homens na Teologia Dispensacionalista". (Ir. Márcio Cruz)

DISPENSAÇÃO é o modo como El Shaddai (Deus Todo-Poderoso) fala com o homem em determinado período de tempo,(revelação de Deus para o homem) neste espaço de tempo o homem é testado em relação a obediência a determinados fatos estabelecidos por Deus. Hoje estamos na DISPENSAÇÃO da graça "Certamente vocês ouviram falar da responsabilidade imposta a mim em favor de vocês pela graça de Deus". (Ef 3:2).




No milênio com Cristo seremos testados na DISPENSAÇÃO da plenitude dos tempos "isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos". (Ef 1:10). Todos esses tempos (ciclos) que incluem o reino milenar do SENHOR , produzirão uma nova dispensação, que será o cumprimento de todos esses tempo. O resultado será o estabelecimento de uma nova ordem social, na figura de Cristo.

Esses tempos são as estações determinadas em atos 1:7  "E Ele lhes disse: "Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu em Sua própria autoridade."  Aqui se faz necessário citar Mateus 24:36 "Mas concernente àquele dia e àquela hora, ninguém os tem conhecido, nem mesmo os anjos dos céus8 , mas unicamente o Meu Pai".

Qual o número de DISPENSAÇÃO estabelecida na palavra de Deus?

"O dispensacionalismo é uma doutrina teológica e escatológica cristã que afirma que a segunda vinda de Jesus Cristo será um acontecimento no mundo físico, envolvendo o arrebatamento e um período de sete anos de tribulação, após o qual ocorrerá a batalha do Armagedon e o estabelecimento do reino de Deus na Terra".
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dispensacionalismo).

Os Dispensacionalistas entendem que a Bíblia seja organizada em sete dispensações: 1.Inocência (Gênesis 1:1- 3-7);
 2. Consciência (Gênesis 3:8- 8:22); 
3. Governo Humano (Gênesis 9:1 – 11:32); 
4. Promessa (Gênesis 12:1 – Êxodo 19:25); 
5. Lei (Êxodo 20:1 – Atos 2:4);  
6. Graça (Atos 2:4 – Apocalipse 20:3); 
7. Reino Milenar (Apocalipse 20:4 – 20:6). 

As dispensações nunca serão caminhos , requisitos para a salvação, e isso modo de interação entre Deus e o homm.
"Para entender a Bíblia é preciso se concentrar no que é dito, não no que não é dito. Quando Deus não informa algumas coisas é porque elas não são importantes para o que ele está querendo nos ensinar". (Mario Persona)

Fonte: Bíblia Literal do texto Tradicional Anotada

Sergio Roma ( bacharel em teologia, pós graduação em aconselhamento e psicologia pastoral e pós graduação em teologia)