terça-feira, 15 de abril de 2014

A SALVAÇÃO É PELA GRAÇA, MAS O JULGAMENTO É PELA OBEDIÊNCIA.





“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”. (Ef 2:8-9)

“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”. (Rm 3:24)

A teimosia e a arrogância do homem geralmente o afastam de Deus. Estudemos a palavra de Deus. Hoje grande parte de nossas Igrejas vivem uma total ausência de fundamentação Bíblica e consequentemente deixam de exortar em seus temas centrais as Escrituras. Infelizmente, mesmo entre os cristãos existem os que não entendem a graça de Deus, a obra expiatória de Jesus Cristo ou a salvação bíblia.

Pastores ou qualquer outro adjetivo para os que dirigem as Igrejas pregam incessantemente sobre a Graça, mas quase nunca se referem à necessidade da obediência.

A palavra graça no Antigo Testamento significa favor, “achou graça” (Gn 6:8). No Novo Testamento refere-se ao favor que o homem não merece, mas que Deus livremente lhe concede. (Dicionário bíblico universal, Joaquim Figueiredo, pg. 251.) Na teologia graça significa “amor imerecido”, “favor de Deus”.

Grande parte dos Pastores faz contraste entre lei e graça, afirmando que não estamos debaixo da lei e sim da graça, mas a palavra de Deus é clara neste sentido, vejamos:

“Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça. E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da Lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma”! (Rm 6:14-15)

Paulo deixa claro, e até de certa forma ironiza aqueles que acreditam que pelo fato de estarmos debaixo da graça não nós dar o direito de obedecer à lei. Esta passagem deixa claro que em nenhum momento a graça aboliu a lei, senão ao contrario sensu não morreríamos:

“Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei”. (1 João 3:4)

“Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo. Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.” (1 João 3:8-9).

“Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus”. (1 João 3:9)

Chega de blasfêmia, de heresia. Homens que pastoreiam ovelhas (procurar na Bíblia) se fundamentem na Bíblia. LEI, PECADO e MORTE estão intrinsecamente ligadas.

Vivemos na graça, mas isto não autoriza que pequemos que tornemos transgressores da Lei, que não obedeçamos à palavra de Deus. Não degradem à morte e sofrimento de Cristo na cruz. A morte veio a todos os homens pelo pecado de Adão:

“Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram”. (Rm 5:12) 





Deus pela expiação de nossos pecados feita através do pagamento de Cristo permite que tenhamos a vida eterna:

“Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos”! (Rm 5:15)

“Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo”. (Rm 5:17)

Os nossos lideres religiosos devem procurar ensinar em suas Igrejas o caráter de Deus, conforme ele é revelado em sua Palavra, pois a Bíblia é a pedra basilar dos ensinamentos do amor, obediência, graça e salvação do homem. As Escrituras são suficientes para tanto. Paulo escrevendo a Timóteo disse que a Bíblia o tornaria “habilitado para toda boa obra”. (2 Tm 3:17).

Basta de falsas interpretações. Paulo novamente falando ao pastor da Igreja em Éfeso disse que somente o conhecimento das Escrituras e a fé em Cristo são as ferramentas para a salvação

“Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça”. (2 Tm 3:15-16)
Acredite que a graça é imerecida, mas o julgamento este vem pela obediência. Muitos servos de Deus foram obedientes, e outros demasiadamente desobedientes: Moisés, Abraão, Jacó, Noé, Caim, Adão e Eva.

“Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado levando para a morte, ou da obediência levando para a justiça? Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça” (Rm 6:15-18).
Aqui você tem a escolha obedecer a Deus ou ao pecado. Precisamos nós aproximar de Deus para que ELE chegue perto de nós.
Lembre-se que toda desobediência receberá a devida punição:
“Porque se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição”. (Hb 2:1)

“É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência”. (Cl 3:6)

Obedecer significa sujeitar a regra, que no caso das Escrituras é obedecer a Lei, os Mandamentos.

‘Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado”. (Rm 3:20).

“Se me amais, guardai os meus mandamentos”. (João 14:15)


“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (João 14:21

“Então, foram para casa e prepararam perfumes e especiarias aromáticas. E descansaram no sábado, em obediência ao mandamento”. (Lc 23:56)

“Quem dera fossem firmados os meus caminhos na obediência aos teus decretos”. (Sl 119:5)

A obediência de Jesus Cristo a Deus no Jardim de Getesêmani tem que ser a mesma habitando em nós. Portanto Igreja saudável aos olhos de Deus:

Aquela que reflete o caráter de Deus, conforme ele é revelado em sua Palavra (Escrituras, Bíblia).

Sergio Roma

Nenhum comentário: