sexta-feira, 25 de abril de 2014

A IGREJA E JESUS CRISTO





CRISTO ANUNCIA A FUNDAÇÃO DA IGREJA "E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la". (Mt 16:18)

IGREJA COLUNA DA VERDADE "mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade". (1 tM 3:15)

FUNDAMENTOS DA IGREJA: A PALAVRA DE DEUS:

PROPÓSITO DA IGREJA: ENSINAR, INSTRUIR, OUVIR E VIVER A PALAVRA DE DEUS

A palavra grega empregada no Novo Testamento para igreja é "ekklesia", que significa "uma assembléia de chamados para fora". O termo aplica-se a:

1) Todo o corpo de cristãos em uma cidade (Atos 11:22; 13:1.)

"Notícias desse fato chegaram aos ouvidos da igreja em Jerusalém, e eles enviaram Barnabé a Antioquia". (At 11:22)

2) Uma congregação, (1Cor. 14:19,35; Rom. 16:5.)

"Saúdem também a igreja que se reúne na casa deles. Saúdem meu amado irmão Epêneto, que foi o primeiro convertido a Cristo na província da Ásia". (Rm 16:5)

3) Todo o corpo de crentes na terra. (Ef. 5:32.)

"Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja". (Ef 5:32) Existe muita confusão entre cristãos sobre os termos Igreja e Templo.

Quando Jesus Cristo se une ao pecador, estabelece-se naturalmente uma relação de fraternidade entre aqueles que estão em comunhão com Cristo. Uma reunião de crentes é,portanto, produto da obra redentora do Salvador, é a união de todos os que estão em direta relação com ele próprio. É designada de várias maneiras no NT. Contudo, seu titulo mais importante e característico atualmente é "Igreja", que ocorre mais de 100 vezes no NT. (Dicionário Bíblico Universal,Joaquim Figueiredo) p.273).

"Jesus projetou, claramente, a existência duma sociedade de seus seguidores que daria aos homens seu Evangelho e ministraria à humanidade no seu Espírito, e que trabalharia pelo aumento do reino de Deus como ele o fez. Ele não modelou nenhuma organização e nenhum plano de governo para essa sociedade... Ele fez algo mais grandioso que lhe dar organização — ele lhe concedeu vida. Jesus formou essa sociedade de seus seguidores chamando-os a unirem-se a ele, comunicando-lhes, durante o tempo em que esteve no mundo, tanto
quanto fosse possível, de sua própria vida, de seu Espírito e de seu propósito. Ele prometeu continuar até ao fim do mundo concedendo sua vida à sua sociedade, à sua igreja. Podemos dizer que seu dom à igreja
foi ele mesmo". — Robert Hastings Nichols. 





Você já parou para pensar que tipo de Cristão sou eu?

Irmão, crente, santo, eleito, discípulo.

Quando começou a Igreja?

Muitos afirmam que o dia do Pentecostes é o dia do nascimento da Igreja. Entretanto como mostra as Escrituras a Igreja nasceu no momento em que os discípulos de João Batista seguiram a Jesus: "Ouvindo-o dizer isso, os dois discípulos seguiram a Jesus". (Jo 1:37)

A Igreja como corpo de Cristo

Jesus Cristo deixou este mundo terreno há mais de 19 (dezenove)séculos; entretanto, ele ainda está entre nós. Ele se faz presente diante de nós ao sentirmos sua presença por meio da igreja, a qual é seu corpo. Assim como ele viveu sua vida natural na terra, em um corpo humano individual, assim também ele vive sua vida mística em um corpo tomado da raça humana em geral.

"Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue". (At 20:28)

"Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De modo nenhum! (1 Co 16:15)

"Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo". (1 Co 12:27)

" Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja". (Ef 1:22)

"pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador". (Ef 5:23)

Na proporção em que a igreja se tem mantido em contato com Cristo, sua Cabeça, assim tem participado de sua vida e experiências.

Diante de tudo que fora exposto faça uma reflexão Bíblica sobre o caráter da Igreja que fosse é parte como corpo.

Ela realmente merece carrega a cabeça de Cristo?

Ela prega a verdadeira palavra de Deus?

Ela ouve e vive as Escrituras?

Lembre-se que a cabeça fora ungida no Jordão e o corpo no Pentecoste. A vida de Cristo dentro de uma Igreja verdadeiramente ligada a ele torna-se indestrutível.

A Igreja de CRISTO não é uma simples reunião de pessoas; e, sim algo com vida própria que, através do poder do ESPÍRITO SANTO, manifesta o Reino de DEUS ao mundo.

"Muitos estão desviados das Igrejas, porque estas Igrejas já desviaram do Evangelho há muito tempo" L.E Strucialt.

Nenhum comentário: