quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

EXISTEM PROFETAS E PROFECIAS NOS DIAS DE HOJE?







        “Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos”. (Pv 3:1).

A palavra Profecia aparece vinte e quatro vezes na Bíblia. O termo profeta, em Is 30:10 (“Eles dizem aos videntes: “Não tenham mais visões!” e aos profetas: “Não nos revelem o que é certo! Falem-nos coisas agradáveis, profetizem ilusões”“.) representa a palavra hebraica chosech, que significa essencialmente vidente. E profeta é a tradução de nabi “aquele que ferve com a inspiração ou com a mensagem divina” (Dicionário Bíblico Universal, p.497). Segundo o dicionário Aurélio Profeta significa homem que prediz o futuro.
Como o SENHOR precisava manter contato com o seu povo, e ainda não existia formalmente a palavra de Deus, então o SENHOR fez uso de homens como meio de comunicação com o seu povo.  Profeta é o verdadeiro mensageiro do SENHOR, e hoje será que temos verdadeiros mensageiros do SENHOR? Não o mensageiro do SENHOR hoje é as Escrituras.
 A palavra de Deus deixa claro que aos Profetas eram exigidas determinadas características espirituais para que pudessem estabelecer comunicação com Deus. Por exemplo os Profetas do Deus pagão Baal praticavam determinadas condutas como danças e batiam-se em si “ Então pegaram o novilho que lhes foi dado e o prepararam. E clamaram pelo nome de Baal desde a manhã até o meio-dia. "Ó Baal, responde-nos! ", gritavam. E dançavam em volta do altar que haviam feito. Mas não houve nenhuma resposta; ninguém respondeu. Ao meio-dia Elias começou a zombar deles. "Gritem mais alto! , dizia, "já que ele é um deus. Quem sabe está meditando, ou ocupado, ou viajando. Talvez esteja dormindo e precise ser despertado .  Então passaram a gritar ainda mais alto e a ferir-se com espadas e lanças, de acordo com o costume deles, até sangrarem”. ( 1 Rs : 26-28).
No caso dos Profetas Amós, Miquéias Isaias e Jeremias as profecias que vinham de Deus tinham um contorno totalmente diferenciado da época de Baal. Fora estabelecido comunicação entre o SENHOR e estes Profetas através das aptidões de cada um.  
Jesus Cristo estabelecia contato espiritual com o seu Pai sem êxtase nenhum “Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste”. (Jo 17:8).
O Antigo e Novo testamento referem-se à figura do Falso Profeta:
as autoridades e os homens de destaque são a cabeça, os profetas que ensinam mentiras são a cauda”. (Is 9:15) AT
"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores”. (Mt 7:15) NT
Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos”. (Mt 24:24) NT

Com certeza o que tenho a dizer sobre o dom de profecia não vai agradar a muitos cristãos. Tenho entendimento que o dom de profecia não existe mais, assim como os apóstolos os profetas deixaram de existir, e serviram a funcionalidade da Igreja. Paulo escrevendo as Igrejas de Efésios afirma que os mistérios do SENHOR forma revelados somente aos apóstolos e profetas, e não ao homem: “isto é, o mistério que me foi dado a conhecer por revelação, como já lhes escrevi brevemente. Ao lerem isso vocês poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo. Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus” (Ef 3:3-5). As profecias foram dadas aos apóstolos e profetas como forma de estabelecer as bases da doutrina da Igreja bem como a fé “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular”. (Ef 2:20). Esta passagem das Escrituras deixa bem claro que a figura dos Profetas não existem mais, pois eles desaparecem juntamente com os apóstolos que estabeleceram o alicerce da Igreja, sobre a qual nós cristãos somo a pedra viva.  
Jesus falando aos seus discípulos afirma que a Lei e os Profetas profetizaram até João, e de agora em diante estão sendo pregadas as boas novas para a entrada no Reino de Deus (Lc 16:16).
O que se faz nas nossas Igrejas é verdadeira heresia. Pastores que não conhecem a palavra pregam que receberam de Deus a profecia que tal fato aconteceu em razão de profecia recebida do SENHOR ou que tal fato irá acontecer, MENTIRA, HIPOCRISIA.  Vejamos os versículos abaixo:
Vejam! As profecias antigas aconteceram, e novas eu anuncio; antes de surgirem, eu as declaro a vocês” (Is 42:9).
O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará”. (1 Co 13:8).
Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo”. (2 Pe 1:20,21)
Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz”. ( 2 Co 11:14)
In casu, portanto não existem mais Profetas e Profecias no dia de hoje. Os Profetas foram fundamentais para a formação da doutrina da Igreja de hoje. Assim, irmãos em Cristo se você frequenta determinada Igreja em que ela se baseia no dom de Profecia empreenda fuga desse templo, pois assim você estará se protegendo de mentiras.
Sola a Scriptura é o nosso Profeta.

Sergio Roma


Nenhum comentário: