quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

PROVAÇÕES




"Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam" (Tg 1:12).
Significado de Provação: s.f. Ação ou meio de pôr à prova a constância, a resignação, a virtude.Situação difícil; transe; sofrimento.(dicionário de português).
Versículos de Provação:
"As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Creem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação". (Lc 8:13)
"Embora a minha doença tenha sido uma provação, vocês não me trataram com desprezo ou desdém; ao contrário, receberam-me como se eu fosse um anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus". (Gl 4:14)
"Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo". (2 Pe 2:9)
"Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra".(Ap 3:10)
"Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo.Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria". (1 Pe 4:12-13)
“O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vós fortificará” .(1 Pe 5:10).
"Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma".(Tg 1:2-4)
"A provação vem, não só para testar o nosso valor, mas para aumentá-lo; o carvalho não é apenas testado, mas enrijecido pelas tempestades". 

(Lettie Cowman)
"Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem".
( John Quincy Adams )
Temos um remédio para passar pelas provações e se chama Jesus Cristo. A graça de Deus se manifesta a todos os homens (Tt 2:12), mas para lançar mão dela precisa ter fé em Deus e confessar Cristo como seu salvador (Rm 10:9). Faça como Isaias o profeta da fé "Se vós não crerdes, não subsistireis" (Is 7:9). Só devemos nos apoiar em Deus e sua aliança.
Uma pessoa com a alma perturbada fica indefesa. Não consegue orara, fica irritada, fragilizada mal-humorada, triste, indelicada com os outros e acaba deprimida.
É difícil mais apreendei-vos a dar graça em quaisquer situação, seja na adversidade, seja na alegria Em todas as circunstâncias dai graças, pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus" (1 Tes 5:16).. Sejamos como Jó que em meio a todas as provações, mesmo tendo perdido todos o seu patrimônio e todos os seus filhos, ainda assim soube dizer com graça e fé ao SENHOR "Nu saí do ventre da minha mãe, nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor!" (Jo 1,21).:
Alguns Cristãos poderiam perguntar por que Deus permite que nós passemos por provações (tribulações)?
As provações/tribulações têm um cunho de propósito, e no seu final auferir uma recompensa "Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam" (Tg 1:12).

Sergio Roma

Nenhum comentário: