"E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens.(Atos 17:10-12)
Paulo cidadão romano perseguidor dos cristãos se converteu ao ensinamentos de Cristo após ter uma visão com o SENHOR. Em sua 2ª Viagem missionária estava Ele acompanhada de Silas , após serem perseguidos por judeus em Tessalônica viajaram até Bereia, cidade a 80km de Tessalônica.. E ao falar dos ensinamentos das Escrituras aos Bereanos estes receberam com amor. Os Bereanos, que todos os cristãos deveriam fazer, ouviam a palavra e depois examinavam nas escrituras.
Cristão tenha uma atitude Bereana examine sempre o que lhe for ensinado "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.(João 8:32). A palavra não diz aceite o que lhe é ensinado ou a oração vós libertará.
A obediência cega é fruto de manipulações, sem livre-arbítrio, característico na maioria das seitas diabólicas. A palavra de Deus é o alicerce de nossas vidas, pois ela é tão eterna quanto o próprio criador. Seus ensinamentos existem há mais de dois mil anos.
Seja um imitador do povo de Bereia busque a verdade a luz da palavra de Deus não aceite tudo o que lhe é dito como verdade, seja um cristão Bereano, um cristão que examina as Escrituras, pois somente assim você ficará mais atentos as heresias, mentiras que são ensinadas em nossas Igrejas. Não ignore os ensinamentos de Paulo que afirma que devemos julgar todas as coisas retendo o que é bom (1 Ts 5:21).O que percebemos em grande parte de nossas Igrejas são cristãos marionetes.
Estude a palavra de Deus não por curiosidade, mas para que possamos aprender, viver e aplicar seus ensinamentos em nossas vidas.
Não pensem que a Igreja que esta repleta de fiéis é a Berana, lembre-se quantidade não significa qualidade. Observa se a sua Igreja vive dentro dos ensinamentos da palavra de Deus, não seja crédulo. Igreja verdadeira é aquela que anda na verdade das Escrituras "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema(maldição) ".(Gálatas 1:8).
Não tenha receio de argumentar, de questionar, pois desejar aprender não é pecado procure ser um erudito. O próprio Cristo gostava que lhe fizessem perguntas. E era comum ELE responder com com outra pergunta. O SENHOR desejava que as pessoas aprendessem através do questionamento para que descobrissem o que era verdade e o que era mentira e desse modo formassem opiniões próprias.
Quando o Cristão não busca aprender o ensinamento da palavra de Deus, e apenas segue os ensinamentos dos Pastores, ele deixa de ser servo de Deus tornando-se escravo do homem. Contrariando os ensinamentos da 1ª carta do Apóstolo Paulo aos coríntios "Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens.(1 Coríntios 7:23)". O próprio Cristo ensinava citando passagens do Antigo Testamento, sejamos a imagem de Cristo "imago dei".
Irmão em Cristo seja um verdadeiro Berano, pois muitos de nossos pregadores deixam de utilizar determinadas passagens das Escrituras alegando que tal passagem era para aquele contexto, aquela época, tenha cuidado com pregadores que não trazem nenhum conhecimento bíblico ""Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores". (Mateus 7:15). Hipocrisia, pois a palavra de Deus foi escrita há mais de dois mil anos, neste entendimento desses falsos pregadores cairíamos na exclusão total das Escrituras, nada poderia ser usado em nossas Igrejas. TEXTO FORA DO CONTEXTO TORNA-SE UM PRETEXTO.
Apesar das nossas Igrejas criarem diferentes Jesus, ELE é um só SALVADOR, REDENTOR. Sem a palavra do Senhor o mundo não existiria seria um caos total. SOLA SCRIPTURA. O SENHOR não permite que o homem ensine falsas doutrinas.
Sergio Roma
Nenhum comentário:
Postar um comentário