quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

MORTE DOS DISCÍPULOS/APÓSTOLOS



A palavra discípulo ocorre 299 (duzentos e noventa e nove) vezes nas Escrituras. A palavra apóstolo ocorre 82 (oitenta e duas) vezes nas Escrituras.
Discípulo: é o que aprende com alguém ou que segue os princípios de um mestre, seja de Moisés ( Jo 9,28), seja de João Batista (Mt 9,14), mas de modo geral confere-se a qualidade de discípulo aquele que sequia Jesus Cristo (Mt 10,13)/Dicionário Bíblico Universal. Eram pastores, pescadores, coletores de impostos.
Os discípulos de Jesus foram os judeus enviados pelo SENHOR para pregar o evangelho inicialmente aos judeus e depois também aos gentios.
Lc ¨: 13-15" Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou como apóstolos:( Mt 10:1; Mc 3:13; Mc 6:7; Lc 9:1; 14) Simão, a quem deu o nome de Pedro; seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu; 15 Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado zelote; 16 Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor".


Na palavra de Deus somente constam a morte de Tiago (irmão de João) e de Judas. A morte dos outros discípulos encontram-se nas tradições de narrativas históricas.
O SENHOR advertiu aos seus discípulos do perigo que iriam correr " Vocês serão traídos até por pais, irmãos, parentes e amigos, e eles entregarão alguns de vocês à morte. Todos odiarão vocês por causa do meu nome". (Lc 21: 16-17)
MORTE DE TIAGO (IRMÃO DE JOÃO): "Nessa ocasião, o rei Herodes prendeu alguns que pertenciam à igreja, com a intenção de maltratá-los, e mandou matar à espada Tiago, irmão de João. (Tg 12:1-2)
MORTE DE JUDAS "Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata.E disse: "Pequei, pois traí sangue inocente". E eles retrucaram: "Que nos importa? A responsabilidade é sua". 5 Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo, saindo, foi e enforcou-se. ( Mt 27:3-5)
"Com a recompensa que recebeu pelo seu pecado, Judas comprou um campo. Ali caiu de cabeça, seu corpo partiu-se ao meio, e as suas vísceras se derramaram". (At 1:18)

A morte dos demais discípulos são conhecidas mais em razão à tradição que a registros históricos, vejamos:
Pedro teria sido crucificado em Roma quando da perseguição do imperador Nero aos cristãos. Há a crença de que tenha sido crucificado de cabeça para baixo.
MORTE DE ANDRÉ, crucificado em uma cruz em forma de “X”( presente na bandeira da Escócia). Segundo seguidores "“Muito desejei e esperei por esta hora. A cruz foi consagrada pelo corpo de Cristo pendurado nela”.
MORTE DE TOMÉ, Teria sido morto na Índia por lanças de soldados locais.
MORTE DE BARTOLOMEU ou NATANAEL foi esfolado vivo e decapitado/morte por chicotes.
MORTE DE TIAGO MENOR (irmão de Jesus, não era oficialmente um discípulo), pode ter sido apedrejado até a morte/morto por porretes.
MORTE DE TIAGO MAIOR foi decapitado.
MORTE DE JOÃO, morreu por velhice( 100 anos).
MORTE DE MATEUS perfurado com lança/espada.
MORTE DE PEDRO, crucificado de cabeça para baixo. Não queria ser comparado a Jesus.
MORTE DE SIMÃO, foi morto a machadadas pela multidão instigada por sacerdotes pagãos e autoridades após negar sacrifício ao deus sol na Pérsia/ Crucificado.
MORTE DE JUDAS (não o Iscariotes), foi apedrejado até a morte/machadadas.
MORTE DE MATIAS, que substituiu Judas Iscariotes escolhido por sorteio(Atos 1.15-26). Teria sido executado numa fogueira/ Apedrejado e depois decapitado.
MORTE DE FILIPE, crucificado/causas naturais.

MORTE DE LUCAS, o médico, não conheceu Jesus pessoalmente, mas recolheu relatos dos apóstolos e escreveu o evangelho que leva seu nome em linguagem mais detalhada. Teria sido enforcado em uma árvore na Grécia.
MORTE DE PAULO, torturado e depois decapitado pelo imperador Nero em Roma em 67 D.c

Sergio Roma

Nenhum comentário: