sexta-feira, 16 de maio de 2014

VOCÊ É CONTRA A LEI DE DEUS? VOCÊ É UM ANTINOMIANISTA?





A palavra antinomianismo originasse de duas palavras gregas, a primeira é anti, que significa contra, e a segunda nomos que significa lei, portanto antinomianismo é aquele que é "contra a lei".

Primeiramente faz necessário dividir a lei de Deus:

1. Lei Civil/ Judicial: legislação entregue ao povo de Israel, por ex.: os crimes contra a propriedade e suas respectivas punições;

2.  A Lei Religiosa/ Cerimonial: Consta no livro de Levíticos, representa a legislação do Velho Testamento, por ex.: os sacrifícios e os simbolismos cerimoniais.
   3.  A Lei Moral (DEZ MANDAMENTOS): Representa a vontade de Deus para com o homem, no que diz respeito ao seu comportamento e seus deveres principais.

Quem prática o antinomianismo acredita que não há leis morais (DEZ MANDAMENTOS) que Deus espera que os seus filhos obedeçam.


Em Romanos 6:1-2 Paulo tratou do antinomianismo, veja:
"Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele"?

A doutrina da salvação pela graça encoraja o pecado, isto vem pela afirmação: "Se sou salvo pela graça e todos os meus pecados são perdoados, por que não posso pecar o quanto quiser?”.  
Muitos cristãos, pastores e dirigentes das nossas Igrejas erroneamente afirmam que não são obrigados a observarem a lei do Antigo testamento como meio de salvação, pois Jesus Cristo morreu por nossos pecados na cruz, e cumpriu a lei do Antigo Testamento.
Antes que viesse esta fé, estávamos sob a custódia da lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada.  Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.  Agora, porém, tendo chegado à fé, já não estamos mais sob o controle do tutor”. (Gl 3:32-25)

anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz”. (Ef 2:15)

Nos versículos acimas esta presente o antinomianismo pela crença que não há leis morais para os cristãos obedecerem, isto é anticíclico.

Existe razoes para crer que o antinomianismo é anticíclico, pois existe uma lei moral que Deus espera que obedeçamos:
Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados”. (1 Jo 5:3). Que lei é este que Deus espera que obedeçamos?  
A resposta é fácil e clara a Lei de Cristo:
 Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento.  E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”. (Mt 22:37-40)

Não seja um antinomista, não seja contrário aos ensinamentos da Bíblia:

“Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos. Aquele que diz: "Eu o conheço", mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está perfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele”. (1 Jo 2:3-6)  

Antinomianismo é a negação da importância dos mandamentos divinos para a vida do cristão. É o extremo oposto do legalismo. Jesus fora um ardente combatente do antinomianismo:
Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores”. (Mt 7:15)
Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.” (Jo 14:15).
O antinomianismo se apoia no pensamento que alei do Antigo Testamento fora revogada e cumprida por Cristo, mas esquece de que o Novo Testamento está repleto de normas que proíbem determinados comportamentos:
Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.  Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno”. (Mt 5:27-28)  

No famoso Sermão da Montanha, Jesus deixa claro que não era defensor do antinomianismo. Cristo faz questão de esclarecer que não veio revogar nem descumprir a Lei, e nem tinha o intento de destruir a lei:
 “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um desses mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar serão chamados grandes no reino dos céus” (Mt 5.17-19).
A pergunta é o que foi abolido por meio de Cristo? Resposta quando Cristo cumpriu a lei foram abolidas as leis cerimonias, aquelas relacionadas ao sacrifício. A lei moral (Dez Mandamentos) permanece válida no Novo Testamento.  Os mandamentos escritos por Deus devem ser ouvidos e vividos agora não mais como um peso.
Queridos e amados irmãos acreditem que estamos sim sob a Lei Moral de Deus, no sentido de que ela resumida nos Dez Mandamentos, e isto representa o caminho traçado por Deus para o nosso processo de santificação que continua representar a soma de nossos deveres e obrigações para com Deus e para com o nosso semelhante.


Estamos sob a Lei Moral de Deus, no sentido de que ela, resumida nos Dez Mandamentos, representa a trilha traçada por Deus no processo de  santificação, efetivado pelo Espírito Santo em nossas pessoas (João 14.15).  Nos dois últimos aspectos, a própria Lei Moral de Deus é uma expressão de sua Graça, representando a objetiva e proposicional revelação de Sua vontade.
Irmão não seja um antinomianista.




Nenhum comentário: