sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O CRISTÃO E O NATAL: O Natal é festa religiosa ou pagã?



Cristão nada mais é que todo aquele que abraçou a doutrina de Jesus Cristo (Dicionário Bíblico Universal) "Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos'. (At 11:26). Cristão também é aquele que ensina segundo Cristo Jesus. Pedro adverte a vós que fores acusado de cristão que não se envergonhe, mas sim se glorifique diante de Deus (1 Pe 4:16).
A palavra natal na Bíblia aparece como local de nascimento ( At 26:; Lc 2:3), e nunca como a data de nascimento do redentor.
A Igreja Católica instituiu o Natal no ano de 350 através do Papa Julio I, sendo mais tarde oficializado como feriado. O dia 25 de Dezembro foi escolhido pela Igreja Católica como a data de nascimento de Jesus Cristo, apesar de nenhuma passagem da Bíblia relatar a data em que Cristo tenha nascido.
O nome “Papai Noel” é uma corruptela do nome “São Nicolau”, um bispo romano que viveu no século V.

PROPÓSITO DA IGREJA CATÓLICA 





A Igreja Católica escolheu o dia 25 de Dezembro para comemorar o nascimento de Jesus Cristo como forma de substituir a festa pagã Saturnália ou "férias de inverno" em homenagem a Saturno, o deus da agricultura. O Papa Julio I determinou a substituição da veneração ao deus sol pela data em que teria nascido Jesus . A Saturnália era uma festa romana em honra ao deus Saturno. A festa iniciava com grandes banquetes e sacrifícios. A Saturnália reunia as comemorações pelo fim do ano agrário e religioso, somados também ao fim de um ano “velho” e início de outro novo, enchendo os romanos de esperanças e expectativas quando as próximas colheitas e o ano que começava, e era costume visitar parentes e amigos, bem como a troca de presentes.

A Saturnália por tradição acontecia entre 17 e 25 de dezembro. O Objetivo da Igreja Católica em instituir o Natal em 25 de Dezembro era a de facilitar a aceitação do cristianismo entre os pagãos. Aqui ficou claro que o Natal tão comemorado entre os Cristãos de hoje tem origem pagã.

A TROCA DE PRESENTES NO NATAL RELAÇÃO COM O NASCIMENTO DE CRISTO

A troca de presentes entre amigos e parentes durante a época natalina não tem absolutamente nada a ver com o cristianismo. Isto de nenhuma forma celebra o nascimento de Jesus Cristo, o presente que Jesus Cristo quer ganhar é que você fale da sua obra. Alguns cristãos erroneamente entendem que a troca de presentes no Natal é normal, em razão dos reis magos terem levados presentes a Jesus cristo pelo seu nascimento. Primeiro Jesus já havia nascido há muitas semanas ou meses. Não houve troca de presentes ELES presentearam somente a CRISTO.O costume de trocas de presentes de Natal nada tem a ver com o nascimento do Cristo de Deus, é apenas a continuação de um costume pagão.

Olho com tristeza como nós cristãos estivemos e estamos cada vez mais sobre a autoridade do homem, apesar de Lucas advertir que é preciso obedecer antes a Deus do que aos homens(At 5:29). Cada vez nós cristãos desobedecemos a Deus e estamos sob a autoridade do Papa, isto já ocorreu com a mudança do Sábado para Domingo o dia de santifica o SENHOR. "A igreja substituiu o sábado pelo domingo pela plenitude do poder divino, que Jesus Cristo conferiu a ela".( obra do Rev. Peter Geiermann, "The Convert's Catechism of Catholic Doctrine",2 que recebeu em 25 de janeiro de 1919 a bênção do Papa Pio X ).
Realmente é de entristecer o coração. Será que o Natal agrada o coração de Deus? Ouço tantos cristãos falarem que amam a Deus, mas não vivem o que a palavra do Senhor ensina.
O Natal na sua origem já não tinha nenhum objetivo religioso, e hoje vivemos verdadeiras festas pagãs, e em algumas igrejas cristãs.
Se nascemos de novo ao aceitar Jesus Cristo como único Salvador não podemos e nem devemos nos agarrar aos costumes mundanos.
Tem cristão que usa adornos de Natal em sua casa como por exemplo árvore de Natal( a arvore simbolizava a deusa Asera ). As falsas religiões sempre utilizaram a madeira, bem como as árvores, com fins de idolatria: "Sacrificam sobre os cumes dos montes, e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, e do álamo, e do olmeiro, porque é boa a sua sombra; por isso vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram." (Os 4:13). "Não plantarás nenhuma árvore junto ao altar do SENHOR teu Deus, que fizeres para ti." (Deut 16:21).

A guirlanda tem origem aos costumes pagãos de adornar edifícios e lugares de adoração para a festividade que se celebrava ao mesmo tempo do atual Natal.

Qual o significado para com cristo? Ornamento é pecado por remeter a antigos costumes pagãos.
O Natal teve origem pagã e, como tal, é abominável e honra não a SENHOR, mas sim aos falsos deuses pagãos.
"Deus é Espírito; e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade". (Joã 4.24)
""Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas." (Ap 18:4)



NATAL PAGÃO/POR QUE O POVO DE DEUS COMEMORA O NATAL PAGÃO?
Fico triste nesta época, pois vejo o povo de Deus vivendo uma mentira. Para piorar ensinam a seus filhos e a novos convertidos. Deus odeia a mentira, Satanás é o pai da mentira.
Você é filho de Deus ou de Satanás?
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. (Oséias 4:6).

NATAL PAGÃO: ACORDA POVO DE DEUS
Há dois anos que minha família não vive esta festa criada pelos falsos cristãos. Afirmo com a maior convicção e fé que tenho nas Escrituras, que meu coração encontra-se em total paz.
Amanhã sei que muitos com total falta de conhecimento da palavra festejaram mais um aniversário do PAPAI NOEL.
Uns alegam que o Natal é uma forma de lembrar de Cristo. Lembrar de Cristo com árvore, bolas e luzes não é nada bíblico.
Adorar falsos Deuses.
Acorda povo de Deus.

SERGIO ROMA

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E RELIGIOSA




Hoje decidir colocar em pauta a importância de sempre aprender. A importância de sempre buscar ser um erudito. Não estou querendo fazer nenhum tipo de propaganda ou colocar-me superior a qualquer pessoa, apenas quero demonstrar que o ensino-aprendizagem pode mudar a vida não só profissional mais também a de fé. Por exemplo sempre busquei cada dia mais aprender em diferentes áreas de conhecimento tenho a seguinte formação superior:Graduação em Lic. em 1º Grau.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Graduação em Direito. Universidade da Amazônia, UNAMA, Especialização em Docência do Ensino Superior.Universidade Castelo Branco, UCB-RJ, Rio De Janeiro, Especialização em Teologia. Faculdade Teológica Batista Equatorial. Tenho cursos de extensão nas mais diversas áreas de conhecimento Ex: Integração das Normas Internacionais de Direitos Humanos na Área de Segurança Pública, SENASP, BRASILIA, Licitações e Contratos Secretaria Nacional de Segurança Pública, SENASP, Brasília, Mediação de Conflitos  Secretaria Nacional de Segurança Pública, SENASP, Brasília, Elaboração de Materiais para a Educação à Distância, Secretaria Nacional de Segurança Pública, SENASP, Brasília, Brasil. Identificação Veicular, Secretaria Nacional de Segurança Pública, SENASP, Brasília, Curso Tutoria On Line. SENAC, Paraná, Brasil, Curso de Interpretação Bíblica Palavra da Vida, Descoberta Bíblica-Novo Tempo, e outros. Quero demonstrar aos irmãos que tudo é possível no instante que você tem determinação, obediência, propósito. As tribulações surgirão, mas como ensina Paulo nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz paciência e a paciência a experiência, e a experiência a esperança (Rm 5: 2-4).
Não esqueça que você é aquilo que pensa " Porque, como ele imaginou no seu coração, assim é ele"( Pv 23:7).
Deus em Oseias 4:6 fala que seu povo fora destruído pela falta de conhecimento.
Não rejeite o conhecimento, pois somente ele o libertará."E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".(João 8:32)
Não fique dependente de receber o alimento procure sim o seu maná."Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal".(Hb 5:14).
Obediência ao SENHOR é a base para atingirmos nossos propósitos. " Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos". (Rm 5:19).


Graças a meu bom Deus, que tem feito grandes glorias na minha vida, e na vida de minha família, possivelmente em março de 2014 estarei publicando meu primeiro livro endereçado a obra do SENHOR. Vai ser uma grande benção. AMÉM.

Continuem na FÉ, OBEDIÊNCIA e NO AMOR DE DEUS.

SERGIO ROMA

sábado, 14 de dezembro de 2013

O QUE Deus QUER DE MIM?




"Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto". (Is 55:6).

Hoje ao ouvir o louvor Bendito Serei percebi que na primeira parte trás o verbo obedecer. Entendo que esta é palavra chave para estar em comunhão com o criador. Como enuncia o louvor se OBEDECER o SENHOR e aos seus MANDAMENTOS não precisamos correr atrás de bençãos, e o SENHOR me exaltará sobre todas as nações que eu passar.
Ontem postei no facebook dois perfeitos exemplos de OBEDIÊNCIA a Deus ( 1.º exemplo: Homem Iraniano que foi condenado a morte por aceitar Jesus Cristo, 2.º exemplo: Whasthi, jovem adventista, que por OBEDIÊNCIA aos mandamentos de Deus abandonou seu sonho de trabalhar como repórter no programa de Ana Hickmann).
Nas Escrituras a palavra obediência aparece 33 (trinta e três) vezes. Vejamos alguns versículos:
"Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência". (Ef 5:6)


"Então, foram para casa e prepararam perfumes e especiarias aromáticas. E descansaram no sábado, em obediência ao mandamento". (Lc 23:56)
Sempre que pensa nesta pergunta "O que Deus quer de mim? lembre-se destas três palavras chaves justiça, de misericórdia e de humildade. Resumindo, OBEDEÇA aos mandamentos escritos pelo próprio DEUS (Êx 20: 2-17).

"O Senhor detesta o caminho dos ímpios, mas ama quem busca a justiça". (PV 15:9)
""Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Administrem a verdadeira justiça, mostrem misericórdia e compaixão uns para com os outros". (Zc 7:9);
"Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado". (Lc 14:11);

SERGIO ROMA

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

FÉ, RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE




A princípio para um leigo fé, religião e religiosidade seriam sinônimos. Evidentemente que elas não apresentam nenhuma sinonímia. Na verdade aparentemente uma pode existir independentemente da coexistência da outra. Calma você receberá uma melhor compreensão com conceitos e diferenças entre elas.
Fé, segundo o Dicionário Bíblico Universal de Joaquim Figueiredo (páginas 223 e 224). A fé implica uma disposição de alma para confiar em outra pessoa. a fé é uma atitude, e não um impulso. A mais simples definição é a de uma confiança que nasce do coração. Fé pode denotar: compromisso de fidelidade ( A Deus), laço cultural ( Talmud/ Judeu). A fé no Antigo Testamento esta ligada a palavra temor. O temor vem antes da fé " Delas não tenhas temor; lembrar-te-ás do que o SENHOR, teu Deus, fez a Faraó e a todo o Egito". (Dt 7:18). o temor ao SENHOR no Antigo Testamento é o alicerce da fé.
A fé no Novo Testamento denota uma confiança na obra e na palavra de Deus " Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-se-vos conforme a vossa fé" (Mt 9:29). "Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus" (Mc 11:22).

Religião A Religião (do latim: "religio" usado na Vulgata, que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar").
Religião para Matthew Arnold, escritor inglês do séc XIX, ela é a moralidade tocada pela emoção. " Sentimento de absoluta dependência" ( Friedrich Schleiermacher). "Ópio do povo" ( Charles Kingsley). Não existe religião sem fé. Assim, Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado.Simplificando Religião seria um conjunto de princípios, crenças e práticas de doutrinas religiosas, baseadas em livros sagrados, que unem seus membros numa mesma comunidade, chamada Igreja. São exemplos de religiões: Cristianismo, Judaísmo, Islamismo...
"A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo". (Tg 1:27)
O provérbio popular "Não importa qual seja a crença, contanto que se creia", é próprio da fé, e não da Religião. O ato de adorar imagens é exemplo de fé e não de religião.
Pergunta: O BRASIL TEM UMA RELIGIÃO OFICIAL? Pela Constituição Federal somos um Pais laico, mas isto é somente na teoria, pois percebemos instituições públicas com simbolismos religiosos.
A religiosidade é uma qualidade do homem para seguir a sua fé em sua própria Religião ou a integrar-se às coisas sagradas. A Religiosidade esta intimamente ligada ao sentimento de cada individuo.
Importante: JESUS VEIO COMO HOMEM POR CAUSA DE FÉ, RELIGIÃO OU RELIGIOSIDADE?

SERGIO ROMA

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

AOS PASTORES DE HOJE...







Façam uma leitura no livro de 1 Pedro 5: 1-4 e apliquem em seus ministérios. Larguem a arrogância, não manipule suas ovelhas. Pastorei o rebanho de Deus como ordena a sua palavra. No ensino mostre integridade e seriedade (Tt 2:7).
Jesus se denominava Bom Pastor" Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas". (Jo 10:11). Fomos criados a semelhança de Deus. Pastores procurem imitar a Cristo, sejam bons pastores. A Igreja não é sua propriedade é do SENHOR. As ovelhas não são suas, pertencem a Deus. E você não é, e nunca será o SENHOR.


Ensine o que consta nas Escrituras, não desobedeça as leis de Deus "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos". (Oséias 4:6).
Esta claro que Deus repulsa o sacerdote que rejeita o conhecimento e qualificação para o ministério pastoral. Busque conhecer a palavra de Deus, não cometa blasfêmia contra o SENHOR ao afirmar que ELE deu-lhe o conhecimento.Estudar é obrigação de todos, principalmente do pastor.
Um pastor sem conhecimento da palavra de Deus não é um pastor as ovelhas estão sem pastor na primeira dificuldade as ovelhas ficarão perdidas. Você que é ovelha procure saber as credenciais do seu pastor. Como se deu a sua consagração, duvide se ele disser que foi Deus.
"E propôs-lhes também uma parábola: Pode porventura um cego guiar outro cego? não cairão ambos no barranco?". ( Lucas 6:39)
" Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pasto". (Mt 9:36).
Pastores leiam o livro de David de Hansen “A Arte de Pastorear”.

SERGIO ROMA

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A FIDELIDADE A DEUS: SADRAQUE, MESAQUE E ABEDNEGO






A palavra de Deus é perfeita. Os livros do Antigo Testamento e do Novo Testamento interagem entre si. Cada vez sinto a necessidade de me tornar um erudito das Escrituras. Tenho sede e fome de conhecer ao SENHOR. O seu manjá alimenta meu corpo e Espirito. O meu corpo é o templo do Espirito Santo: "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?(1 Coríntios 6:19).


Deus na sua misericórdia entregou seus filhos Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego ao rei da Babilônia, mas com propósito. A passagem mais significante no Livro de Daniel encontra-se no capitulo 3 (Dn 3: 1-29) em que o rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, a altura da qual era de sessenta côvados ( baseado no comprimento do antebraço, da ponta do dedo médio até o cotovelo ), e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de Babilônia. A estátua teria altura aproximada de um edifício de 15 andares. Ordenou a todos que se prostrassem e adorassem, aqueles que não cumprissem tal decreto seriam jogadas na fornalha de fogo ardente. Sadraque, Mesaque e Abednego se recusaram. Nabucodonosor ordenou que ELES fossem jogados na fornalha. A imagem que o rei da Babilônia viu foi " Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós dentro do fogo três homens atados? Responderam ao rei: É verdade, ó rei. Disse ele: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nenhum dano sofrem; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses.(Dn 3:24-25). Quem irmão seria o quarto homem? SENHOR, ANJO?. O importante a destacar é que Sadraque, Mesaque e Abednego foram criados no temor de Deus e tinham conhecimento dos preceitos da Lei de Deus. e, jamais iriam desobedecer um do Dez Mandamentos. Aqui o segundo Mandamento que proíbe qualquer tipo de adoração às imagens de escultura (Êxodo 20:4-6). Aprenderam a obedecer, amar e adorar o CRIADOR de tudo. Esta é a promessa que Deus tem para aqueles que passam por provações " Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti". (Is 43:2);
" Fizeste com que os homens cavalgassem sobre as nossas cabeças; passamos pelo fogo e pela água, mas nos trouxeste a um lugar de abundância". (Sl 66:12).


SERGIO ROMA

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

AME A DEUS INCONDICIONALMENTE



Deus nunca desampara seus filhos amados (entregue sua vida a ELE), mas concede sabedoria, coragem e inteligência e principalmente livramento diante das circunstâncias adversas. No conflito entre o bem e o mal, O SENHOR e seu povo sempre têm a vitória final. Aprenda a falar do amor de Deus independentemente das adversidades que você esteja passando. Amar ao SENHOR à proporção em que tudo vai bem é fácil, mas amar e agradar a Deus nas adversidades este sim é o verdadeiro adorador.
" na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações, para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo". ( 1Pe 1:6-7);
"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem". (Jo 4:23);
" Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento". ( Mt 22:36);
" E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, (Rm 5:3);
" E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". (Rm 8:28);




Enfim, "Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13).

SERGIO ROMA

TEMPO DO FIM





Gostaria de saber dos queridos e amados filhos de Deus se já estamos vivenciando o tempo do fim relatado no livro do profeta Daniel ? Será que a imposição da Lei Dominical Precede o Fim do Tempo da Graça?




SERGIO ROMA

JESUS CRISTO E SEUS DISCÍPULOS VISITAM AS IGREJAS DE BELÉM-PARÁ










Imagine que o ministério de Jesus Cristo inicia-se nos dias de hoje. Jesus esta caminhando com seus 12 (doze) discípulos na cidade de Belém-Pará visitando os Templos (Igreja). Como era de costume de sua época, e como esta nas Escrituras começou sua visita no Sábado, ficou surpreso quase não encontrou nenhum Templo aberto, com exceção de algumas Igrejas com a denominação de Sétimo Dia. Decidiu visitar outras Igrejas no primeiro dia (domingo), claro que Jesus e seus discípulos ficaram mais impressionados, pois quase todos os Templos estavam abertos. Ao visitar a Igreja X presenciou gritarias, línguas estranhas, na Igreja Y assistiu culto da prosperidade com pastores, bispos ou apóstolos vestidos de branco, na Igreja Z presenciou várias imagens no interior e no exterior do templo, na Igreja W presenciou a venda de panos, águas e peças ornamentais que segundo os religiosos têm o poder de cura, prosperidade. E, em quase todas ouviu demasiadamente usarem seu nome para pedir dízimos e ofertas fora dos parâmetros de sua palavra. Você já imaginou o quão decepcionado nosso SENHOR ficaria se hoje ELE decidisse fazer uma visita em nossos TEMPLOS. Ficaria escandalizado com tamanha heresia, apostasia. LEMBRE-SE O QUE ELE FEZ EM DETERMINADO TEMPLO.
" Jesus entrou no templo e expulsou todos os que ali estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas, e lhes disse: "Está escrito: 'A minha casa será chamada casa de oração'; mas vocês estão fazendo dela um 'covil de ladrões'" (Mt 21:12-13).

SERGIO ROMA

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Para ateus, agnósticos e cristãos.



Feche os olhos e imagine o mundo sem religião. O que você imaginou? O que você viu? Com certeza seria uma visão de um caos imensurável. Pessoas sem temor, sem medo. A morte seria realmente o fim eterno. Não se teria medo de cometer qualquer tipo de pecado. Realmente sem Deus o mundo não existiria. Como frisou um grande Doutor e Professor da Fatebe/Belém para ser ateu precisa ser um grande teólogo, um grande conhecedor da palavra de Deus, pois somente conhecendo a Deus profundamente o ateu pode negar sua existência. É irmão não é fácil ser ateu ou agnóstico.
Um mundo sem o SENHOR com certeza não perduraria por muito tempo surgiriam conflitos familiares, crimes dos mais diversos possíveis e guerras espalhadas pelos quatro cantos.
Como não acreditar na existência do CRIADOR? Como viver sem o seu amor? Como duvidar que DEUS escreveu com seus próprios dedos os Dez Mandamentos?
A Bíblia para um simples entendimento de qualquer erudito resumisse aos Dez Mandamentos se todos os cristãos vivessem o que prescreve esta ordem de Deus com certeza teriam mais pessoas salvas, menos idolatras menos falsos profetas.
Sergio Roma

VOCÊ É EVOLUCIONISTA(DARWIN) OU CRIACIONISTA (DEUS)?






Esta pergunta diferencia o ateu do cristão. A Teoria da Evolução das Espécies de Darwin, pai do naturalismo, joga por terra a criação da humanidade por Deus. Um estudo simplório da Teoria da Evolução sintetiza que o homem evoluiu de uma raça inferior (macaco).Darwin em sua Teoria deixou de acreditar em Deus. A posição religiosa de Darwin na maturidade era o agnosticismo, se considerava incapaz de afirmar se Deus existia ou não. Vamos raciocinar se uma espécie evoluiu para outra com peculiaridades mais significativas, é de se esperar que a espécie inferior deixe de existir(metamorfose) isto acontece com as borboletas: Ovo-lagarta-pupa-adulta. Não existe na natureza o ovo da borboleta adulta. Ao contrário sensu, encontramos macacos adultos, assim se o homem evoluiu do macaco seria natural esta classe desaparecer. Não sou cientista, nem tenho a pretensão de me comparar a Darwin.
A Igreja Católica no ano de 1950 no pontífice do Papa Pio XII na encíclica Humani Generis , segundo Michael Shermer “encíclica que deu permissão para um bilhão de católicos a “encíclica que deu permissão para um bilhão de católicos aceitarem a evolução” . Ele entendia que não haveria nenhum problema em acreditar que o homem evoluiu de ancestrais do reino animal. O "processo de paz" continuou com João Paulo 2º. Em 1996, ele reconheceu que a Teoria da Evolução "é mais do que uma mera hipótese" e que tem muitas evidências a seu favor. A opinião foi reiterada por Bento 16 em várias ocasiões" (Super-abril). Aqui sepultasse de uma vez por todas a criação de Deus.
Os livros que são usados nas nossas escolas apenas trazem referências a Teoria da Evolução, com exceção acredito das Escolas Adventistas. Os americanos diferente de nós tentam de toda maneira coibir o ensinamento da Teoria da Evolução das Espécies por entender que se trata de uma forma de religião, pois segundo elesa "Teoria" da Criação também é Ciência, e como a Teoria da evolução não é definitivamente comprovada, deveria compartilhar seu lugar com o Criacionismo divino, uma forma alternativa de explicar o fenômeno da vida na Terra.. Aqui no Brasil muitos filhos de cristãos recebem educação ateísta e de agnóstico. Isto fica evidente, pois se você é defensor da Teoria da Evolução das Espécies você chancela a criação do Homem pelas mãos de Deus, e por conseguinte fosse não acredita nas Escrituras. Parece radical,mas é o que diz o SENHOR" Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos( 1Co 14:33)'.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (Gênesis 1:27). Deus não precisa de tempo, ELE é o SENHOR do tempo. As espécies foram criadas por ELE.Seria impossível que num momento não existisse nada e no momento seguinte passassem a existir as coisas que existem, ou seja, seria impossível que o Universo tivesse surgido do nada.
E você irmão é darwinista ou criacionista.

SERGIO ROMA

terça-feira, 12 de novembro de 2013

A Questão do sábado: A desobediência do homem ao mandamento de Deus 2ª Parte: Lei, Pecado e Morte









Antes de adentrarmos na questão do descanso no Senhor (sábado) faz necessário conhecermos biblicamente estas três palavras.
A palavra Lei aparece na Bíblia aproximadamente 1044 vezes, a palavra Pecado aparece na Bíblia aproximadamente 576 vezes e a palavra Morte aparece na Bíblia aproximadamente 287 vezes.
Rodrigo Freitas em seu livro O Julgamento de Jesus Cristo Aspectos Históricos-Jurídicos ao tratar da interpretação de Jesus a lei (Torah) afirma que: A linha de argumentação assumida por Jesus, sob vários aspectos, justamente, visava fazer com que o seu interlocutor conviesse na necessidade de manter uma estrita observância dos mandamentos. O ilustre professor cita para tanto o livro de Mateus 5:17-19( pág. 39).
Segundo Joaquim Figueiredo Dicionário Bíblico Universal (pgs. 362-364) a palavra Torá traduzida por “Lei” significa propriamente uma direção, que era, por essência espiritual.  A lei não foi destruída pelo Evangelho. Isso ficou evidente pelas próprias declarações de Jesus Cristo no conhecido Sermão da Montanha: Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas: não vim para revogar, vim para cumprir; Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til (representantes das menores marcações do hebraico) jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido (Mt 5:17,18). No que a Lei era apenas típica, servindo para certo fim que a vinda de Cristo aboliu, nisso foi ela então revogada. Tinha realizado seu propósito e já não era necessária: mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus (Gl 3:24,25), a palavra aio significa tutor, pessoa que conduz uma criança, proteção dos filhos de seus Senhores. A parte cerimonial deixou de ter sua verdadeira significação. Aquele para quem a Lei apontava já tinha vindo. Restavam as permanentes obrigações da lei moral, cuja aplicação foi estendida pelo Salvador (Mt 5.21-48)
O que Deus aboliu foi à lei das ordenanças ou cerimonias, como previsto em Efésios 2:14,15 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz”.
A lei de Deus não foi abolida (lei moral) como afirmam alguns pregadores que não interpretam corretamente as Escrituras “aquilo que você não conhece pode matá-lo” (como interpretar a Bíblia Curtis Allen). Se a lei dos Dez Mandamentos tivesse sido abolida na cruz, Jesus estaria em contradição, pois ELE afirma que veio cumprir a LEI (Mt 5:17-19). Irmãos Deus não muda (Ml 3:6), e mais ainda não permite mudanças em sua palavra (Ap 22:18,19).
Distinção entre leis: Lei Moral (Dez Mandamentos) e Lei Cerimonial (Lei de Moisés). A Lei Cerimonial era constituída de sacrifícios, ofertas diversas, circuncisão, dias de festas etc.
Com grande maestria o site cristão denominado Jesus voltara faz uma distinção entre a Lei Moral (Dez Mandamentos) e a Lei Cerimonial (Lei de Moisés), vejamos:
Crê boa parte dos cristãos de hoje que a Lei de Deus foi abolida quando Cristo morreu na cruz. Isso ocorre porque estes mesmos cristãos aplicam ao termo "LEI", encontrado nas Escrituras, como a definição de todas as leis da Bíblia. Não sancionam a separação delas e discordam que haja distinção entre as mesmas, tudo se resume, pensam, na Lei de Moisés.
Admitir que a Bíblia só apresente uma lei, e que tudo é Lei de Moisés, não havendo portanto distinção entre elas, é o mesmo que dizer ser ela um amontoado de contradições. De fato, existem leis providas de Deus, que foram enunciadas, escritas e entregues por Moisés, e entre elas está a Lei Cerimonial, constituída de um ritual que os judeus deveriam praticar até que viesse o Messias Jesus. (Êxodo 24:7; Deuteronômio 31:24 a 26).
Os rituais cerimoniais que Deus estabeleceu, simbolizava o evangelho para eles (judeus), e compunha-se de ordenanças como: ofertas diversas, holocaustos, abluções, sacrifícios, dias anuais de festas específicas e deveres sacerdotais. E tais ordenanças foram registradas na Lei de Moisés [Lei Cerimonial], não na Lei de Deus [Lei Moral]. (II Crônicas 23:18; IICrônicas 30:15 a 17; Esdras 3:1 a 5).
Todo o cerimonialismo, representava Cristo. Todas os estatutos e leis cerimoniais que eram realizados pelos judeus apontavam para Ele. Todas as coisas realizadas representava o sacrifício, o perdão e a salvação realizado por Cristo na cruz. (Colossenses 2:8 a 19). Pesquisando atentamente as Escrituras, podemos encontrar outras leis como:
leis acerca dos altares - Êxodo 20:22 a 26;
leis acerca dos servos - Êxodo 21:1 a 11;
leis acerca da violência - Êxodo 21:12 a 36;
leis acerca da propriedade - Êxodo 22:1 a 15;
leis civis e religiosas - Êxodo 22:16 a 31;
lei dietética - Levítico 11;
repetição de diversas leis - Levítico 19...
leis para os sacerdotes - Levítico 21:1 a 24;
Existe, porém, um código particular e distinto, escrito e entregue pelo próprio Deus a Moisés, a Lei Moral [Dez Mandamentos - Êxodo 31:18]. Esta Lei é universal e eterna. (Isaías 56:1 a 8; Mateus 5:17 a 20; Eclesiastes 12:13 e 14). Portanto estudando com cuidado e humildade, buscando o auxílio do Senhor para compreendê-las, poderemos através do Espírito Santo, ter a mente esclarecida e encontrar na Bíblia essa variedade de leis.
A Lei Cerimonial foi instituída em razão da desobediência do homem (Adão) em transgredir a lei. O que existe hoje entre grande parte dos cristãos é um mal entendimento na distinção entre LEI MORAL e LEI CERIMONIAL. Esta sim foi abolida, vejamos algumas passagens Bíblicas mal interpretadas:
Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição..." (Gl 3:10). Assim um leitor precipitado concluiria que viver embaixo da lei é errado. Primeiramente Paulo esta fazendo referência a Lei cerimonial, todavia um leitor cuidadoso perceberá que o versículo conclui que maldito é aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei (LEI MORAL/DEZ MANDAMENTOS), para fazê-las.
Em Romanos 7:12 diz a palavra: Por conseguinte, a Lei é santa, e o mandamento, santo, e justo e bom." . Se a Lei é santa e justa como pode ser maldita.
Para sepultar o pensamento herege de que a lei foi abolida trago o texto de Romanos 3:31 que diz: Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. Que passagem, perfeita, mas Deus é perfeito trazendo uma comparação entre fé e lei. Estabelecendo a lei como base da fé.
É salutar  trazer a tona que o objetivo da lei é mostrar ao homem a sua condição pecaminosa, pois ao reconhecer nosso pecado podemos procurar Cristo nosso advogado, ELE é a finalidade da lei (Rm 10:4).
Já ouvir e vir Pastores afirmando que não estamos sob a lei, mas pela graça (Rm 6:15). Que total falta de entendimento e interpretação da palavra. Tal afirmação pode levar um irmão, um cristão a acreditar que pode transgredir a lei que por esta sob a graça pode pecar, se isto fosse verdade a morte não existiria, pois ela é transgressão da lei (pecado).
Alguns Pastores defendem o princípio que o quarto mandamento de Deus foi abolido (Guarda do sábado), porém os outros ainda continuam vigorando, ou pior que eles foram prescritos para o povo de Israel, se foram prescritos para o povo daquela época, então a idolatria pode vigorar em nossos dias. Veja o que diz o livro de Tiago 2:10,11 Pois qualquer que guarda toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porquanto aquele que disse: Não cometerás adultério, também ordenou: Não matarás. Ora se adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei.

 Já li em sites que se dizem seguidores da palavra de Deus que a lei não existe mais, pois Cristo cumpriu todas as exigências proféticas sobre si. Heresia sem precedentes, se a lei foi abolida, então a morte não mais existe, pois a morte entrou pelo pecado do homem, e o pecado não existe, pois ele é a transgressão da lei.  Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;
(Rm 5, 12); todo aquele que prática o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei (1Jo 3:4)
.
Você irmão que ensina a palavra do SENHOR tenha cuidado, pois a Lei de Deus já existia bem antes da criação do homem, ou se assim não fosse Adão não poderia ter pecado. Você haja que o pagamento que Jesus fez pelos nossos pecados nos dá direito de transgredir a LEI de DEUS. Claro que não devemos sim viver em obediência a lei DELE.  Insisto neste versículo: Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus (Mt 5:19). Você que ensina e prega a palavra de DEUS quer ser chamado no reino dos céus de MENOR ou GRANDE?
Jesus explicou as leis do Reino de Deus no Seu Sermão da Montanha. São magnificações das mesmas leis que Ele deu no Sinai, leis que Ele viveu perfeitamente na Sua vida inteira. Jesus disse que se uma pessoa de qualquer forma as diminuir, essa mesma pessoa será vista como menor (Mateus 5:19). Contudo, tragicamente, a maior parte dos que dizem seguir Jesus descartam as Suas claras afirmações em assuntos importantes. (Jesus Cristo A Verdadeira História REVISTA BOA NOVA).
É incrível o esforço de alguns tradutores que se dizem cristãos para justificarem sua doutrina de anulação da Torah (Dez Mandamentos....).Procuram até mesmo adulterar o sentido das Escrituras, vejamos exemplo abaixo:    
Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade (1Jo 3:4)
Isto não muda nada, pois iniquidade significa transgressão da lei ou costume. O que esta tradução faz com a palavra do Senhor é torná-la mais vago. No grego a palavra seria anomia que significa fora da lei, ou seja, estar contra a Torah  (Dez Mandamentos....). O mal do homem é que ele esta usando a Bíblia conforme eles pregam, ensinam, ou seja, com falta de equidade (falta de justiça).
Jesus em seu ministério sempre guardou a LEI (Mt 5: 17-20).
Desejo que os irmãos em Cristo reflitam: “ o que poderia haver de errado com a LEI de DEUS para que o homem queira destruí-la. A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma (Sl 19: 7a). JESUS CRISTO é o mandamento vivo.
A 3ª Parte (final) será postada posteriormente.


.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A Questão do sábado: A desobediência do homem ao mandamento de Deus 1ª Parte: Obediência aos Dez Mandamentos escritos com o dedo de Deus


   


No Antigo Testamento e Novo Testamento aparecem aproximadamente mais de 246 (duzentos e quarenta e seis vezes) referências aos Mandamentos do Senhor. Transcrevo abaixo alguns deles:
Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar (Êx 24:12);
E esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos (Êx 34:28);
Guardarão, pois, o meu mandamento, para que por isso não levem pecado, e morram nele, havendo-o profanado. Eu sou o Senhor que os santifico (Lv 22:9)

        

No Antigo Testamento e Novo Testamento aparecem aproximadamente mais de 246 (duzentos e quarenta e seis vezes) referências aos Mandamentos do Senhor. Transcrevo abaixo alguns deles:
Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar (Êx 24:12);
E esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos (Êx 34:28);
Guardarão, pois, o meu mandamento, para que por isso não levem pecado, e morram nele, havendo-o profanado. Eu sou o Senhor que os santifico (Lv 22:9)
Por isso guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis. Eu sou o Senhor (Lv 22:31);
Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando (Dt 4:2);
Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra (Dt 4:13);
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos (Dt 5:10);
Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos (Dt 7:9);
Se me amais, guardai os meus mandamentos (. Jo 14:15);
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele (Jo 14:21);
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor (Jo 15:10);
E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom (Rm 7:12);
E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos (1 Jo 2:3);
Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está à verdade (1 Jo 2:4);
 E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista (1 Jo 3:22);
.E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado (1 Jo 3:24)
Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados (1 Jo 5:1-3);
Muito me alegro por achar que alguns de teus filhos andam na verdade, assim como temos recebido o mandamento do Pai (1 Jo 1:4);
Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus (Ap 14:12);
Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas (Ap 22:14);

Definição de Mandamento (LEI): Cada um dos preceitos que constituem o decálogo (Os dez mandamentos da lei de Deus).
Os mandamentos estão escritos em Êx. 20: 3-17 e Dt 5: 6-2. A maneira como Deus entregou a Moisés estão narradas em Êx 19-24. Os Dez mandamentos foram gravadas em duas tábuas de pedra escritas com o dedo de Deus (Êx 31:18; Dt 9:10). Em Êxodo 31:18 e 32:15; os Dez Mandamentos é chamado de as duas tábuas do testemunho, e algumas vezes recebe a terminologia de O Testemunho (Êx 25:16). 
Todo cristão tem que guardar e obedecer aos Dez Mandamentos de Deus eles resumem toda a palavra do SENHOR. Nunca presenciei uma pregação em qualquer Igreja que seja sobre a necessidade da obediência aos mandamentos de Deus parece que eles não existem. Grande parte dos dirigentes de comunidades religiosas esquecem que quando Jesus Cristo veio não existia o Novo Testamento, ELE é o Novo Testamento, e em seu ministério de ensino pautou-se no Antigo Testamento. Pastores, Bispos e outros religiosos têm negligenciado a necessidade de se reportar ao AT, raras vezes fazem uso apenas dos Salmos e provérbios. Muitos deles afirmam que não é possível a sua aplicação em razão de um contexto diferente de hoje esquecem que o NT também ocorreu em um contexto bem diferenciado de nossas épocas. E na maioria das vezes aceitam alguns dos Dez Mandamentos negligenciando outros, mas a palavra do SENHOR é perfeita, veja o que ela diz a respeito de quem tropeça em um ponto da lei Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.(Tg 2:10-11).
A lei de Deus nunca deixou de existir “A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade (Sl 119:142)”.
Sábio, justo e amoroso como é, Deus estabeleceu leis para regulamentar a saúde dos relacionamentos de seus filhos e sua conduta diante dEle. As leis não existem para tolher a liberdade saudável, mas para ampliar seu significado e acelerar seu sentido. (Guia de Estudo Bíblico Ouvindo a Voz de Deus Estudo 14).
A palavra de Deus trata com clareza quem viola o ensinamento de sua doutrina, vejamos:
Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade ( 1tm 6:3.
Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.(Mt 5:19)
Os Dez Mandamentos tratam de nosso relacionamento tanto com Deus quanto com as outras pessoas. Eles testificam nosso estilo de vida cristão.
Como Deus escreveu em duas tábuas, podemos dividi-los em duas categorias principais: os quatro primeiro definem nosso relacionamento com Deus, e os seis definem o relacionamento do homem com as outras pessoas. Eles se encontram em Êxodo 20:3-17, Deuteronômio 5: 6-21.
Os primeiros dois mandamentos esboçam nossa relação com Deus e com a adoração devida a Ele.
I. “Não terás outros deuses diante de mim”.
II. “Não farás para ti nenhum ídolo… Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto…”.
O 3o e 4o mandamentos tratam da nossa relação com o nome e o dia santo de Deus.
III. “Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus…”.
IV. “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, teu Deus…”.
            Os mandamentos de 5 e 7 protegem os laços familiares:
V. “Honra teu pai e tua mãe…”.
VII. “Não adulterarás”.
             Os mandamentos 6, 8, 9 e 10 protegem nossas relações sociais.
VI. “Não matarás!”.
VIII. “Não furtarás!”.
IX. “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”.
X. “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo… nem coisa alguma que lhe pertença”.
( Rede Novo Tempo/ Descobertas Bíblicas).

A 2ª Parte será o estudo do sábado.