Antes
de adentrarmos na questão do descanso no Senhor (sábado) faz necessário conhecermos
biblicamente estas três palavras.
A
palavra Lei aparece na Bíblia aproximadamente 1044 vezes, a palavra Pecado aparece
na Bíblia aproximadamente 576 vezes e a palavra Morte aparece na Bíblia
aproximadamente 287 vezes.
Rodrigo
Freitas em seu livro O Julgamento de Jesus Cristo Aspectos Históricos-Jurídicos
ao tratar da interpretação de Jesus a lei (Torah) afirma que: A linha de argumentação assumida por Jesus,
sob vários aspectos, justamente, visava fazer com que o seu interlocutor
conviesse na necessidade de manter uma estrita observância dos mandamentos.
O ilustre professor cita para tanto o livro de Mateus 5:17-19( pág. 39).
Segundo
Joaquim Figueiredo Dicionário Bíblico Universal (pgs. 362-364) a palavra Torá
traduzida por “Lei” significa propriamente uma direção, que era, por essência espiritual.
A lei não foi destruída pelo Evangelho. Isso
ficou evidente pelas próprias declarações de Jesus Cristo no conhecido Sermão
da Montanha: Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas: não vim para
revogar, vim para cumprir; Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a
terra passem, nem um i ou um til (representantes
das menores marcações do hebraico) jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido (Mt 5:17,18). No que a Lei era apenas típica, servindo
para certo fim que a vinda de Cristo aboliu, nisso foi ela então revogada. Tinha
realizado seu propósito e já não era necessária: mas,
depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos
de Deus pela fé em Cristo Jesus (Gl 3:24,25), a palavra aio significa
tutor, pessoa que conduz uma criança, proteção dos filhos de seus Senhores. A parte
cerimonial deixou de ter sua verdadeira significação. Aquele para quem a Lei
apontava já tinha vindo. Restavam as permanentes obrigações da lei moral, cuja
aplicação foi estendida pelo Salvador (Mt 5.21-48)
O que Deus aboliu foi à lei das ordenanças ou
cerimonias, como previsto em Efésios 2:14,15 “Porque
ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de
separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei
dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois
um novo homem, fazendo a paz”.
A
lei de Deus não foi abolida (lei moral) como afirmam alguns pregadores que não
interpretam corretamente as Escrituras “aquilo
que você não conhece pode matá-lo” (como interpretar a Bíblia Curtis Allen).
Se a lei dos Dez Mandamentos tivesse sido abolida na cruz, Jesus estaria em contradição,
pois ELE afirma que veio cumprir a LEI (Mt 5:17-19). Irmãos Deus não muda (Ml
3:6), e mais ainda não permite mudanças em sua palavra (Ap 22:18,19).
Distinção
entre leis: Lei Moral (Dez Mandamentos) e Lei Cerimonial (Lei de Moisés). A Lei
Cerimonial era constituída de sacrifícios,
ofertas diversas, circuncisão, dias de festas etc.
Com
grande maestria o site cristão denominado Jesus voltara faz uma distinção entre
a Lei Moral (Dez Mandamentos) e a Lei Cerimonial (Lei de Moisés), vejamos:
Crê boa parte dos
cristãos de hoje que a Lei de Deus foi abolida quando Cristo morreu na cruz.
Isso ocorre porque estes mesmos cristãos aplicam ao termo "LEI",
encontrado nas Escrituras, como a definição de todas as leis da Bíblia. Não
sancionam a separação delas e discordam que haja distinção entre as mesmas,
tudo se resume, pensam, na Lei de Moisés.
Admitir
que a Bíblia só apresente uma lei, e que tudo é Lei de Moisés, não havendo
portanto distinção entre elas, é o mesmo que dizer ser ela um amontoado de
contradições. De fato, existem leis providas de Deus, que foram enunciadas,
escritas e entregues por Moisés, e entre elas está a Lei Cerimonial,
constituída de um ritual que os judeus deveriam praticar até que viesse o
Messias Jesus. (Êxodo 24:7; Deuteronômio 31:24 a 26).
Os rituais cerimoniais que Deus estabeleceu, simbolizava o evangelho
para eles (judeus), e compunha-se de ordenanças como: ofertas diversas,
holocaustos, abluções, sacrifícios, dias anuais de festas específicas e deveres
sacerdotais. E tais ordenanças foram registradas na Lei de Moisés [Lei
Cerimonial], não na Lei de Deus [Lei Moral]. (II Crônicas 23:18; IICrônicas
30:15 a 17; Esdras 3:1 a 5).
Todo o cerimonialismo, representava Cristo. Todas os estatutos e leis
cerimoniais que eram realizados pelos judeus apontavam para Ele. Todas as
coisas realizadas representava o sacrifício, o perdão e a salvação realizado
por Cristo na cruz. (Colossenses 2:8 a 19). Pesquisando atentamente as
Escrituras, podemos encontrar outras leis como:
leis acerca dos altares - Êxodo 20:22 a 26;
leis acerca dos servos - Êxodo 21:1 a 11;
leis acerca da violência - Êxodo 21:12 a 36;
leis acerca da propriedade - Êxodo 22:1 a 15;
leis civis e religiosas - Êxodo 22:16 a 31;
lei dietética - Levítico 11;
repetição de diversas leis - Levítico 19...
leis para os sacerdotes - Levítico 21:1 a 24;
Existe,
porém, um código particular e distinto, escrito e entregue pelo próprio Deus a
Moisés, a Lei Moral [Dez Mandamentos - Êxodo 31:18]. Esta Lei é universal e
eterna. (Isaías 56:1 a 8; Mateus 5:17 a 20; Eclesiastes 12:13 e 14). Portanto
estudando com cuidado e humildade, buscando o auxílio do Senhor para
compreendê-las, poderemos através do Espírito Santo, ter a mente esclarecida e
encontrar na Bíblia essa variedade de leis.
A Lei Cerimonial foi instituída em razão da desobediência do homem
(Adão) em transgredir a lei. O que existe hoje entre grande parte dos cristãos é
um mal entendimento na distinção entre LEI MORAL e LEI CERIMONIAL. Esta sim foi
abolida, vejamos algumas passagens Bíblicas mal interpretadas:
Todos quantos, pois,
são das obras da lei estão debaixo de maldição..." (Gl 3:10).
Assim um leitor precipitado concluiria que viver embaixo da lei é errado. Primeiramente
Paulo esta fazendo referência a Lei cerimonial, todavia um leitor cuidadoso
perceberá que o versículo conclui que maldito
é aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei (LEI MORAL/DEZ
MANDAMENTOS), para fazê-las.
Em Romanos 7:12 diz a palavra: Por conseguinte, a Lei é santa, e o
mandamento, santo, e justo e bom." . Se a Lei é santa e
justa como pode ser maldita.
Para
sepultar o pensamento herege de que a lei foi abolida trago o texto de Romanos
3:31 que diz: Anulamos, pois, a lei pela
fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. Que passagem, perfeita, mas Deus é perfeito trazendo uma comparação
entre fé e lei. Estabelecendo a lei como base da fé.
É salutar trazer a
tona que o objetivo da lei é mostrar ao homem a sua condição pecaminosa, pois ao
reconhecer nosso pecado podemos procurar Cristo nosso advogado, ELE é a
finalidade da lei (Rm 10:4).
Já ouvir e vir Pastores afirmando que não estamos sob a lei,
mas pela graça (Rm 6:15). Que total falta de entendimento e interpretação da
palavra. Tal afirmação pode levar um irmão, um cristão a acreditar que pode
transgredir a lei que por esta sob a graça pode pecar, se isto fosse verdade a
morte não existiria, pois ela é transgressão da lei (pecado).
Alguns Pastores defendem o princípio que o quarto mandamento
de Deus foi abolido (Guarda do sábado), porém os outros ainda continuam
vigorando, ou pior que eles foram prescritos para o povo de Israel, se foram
prescritos para o povo daquela época, então a idolatria pode vigorar em nossos
dias. Veja o que diz o livro de Tiago 2:10,11 Pois
qualquer que guarda toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de
todos. Porquanto aquele que disse: Não cometerás adultério, também ordenou: Não
matarás. Ora se adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei.
Já li em sites que se
dizem seguidores da palavra de Deus que a lei não existe mais, pois Cristo
cumpriu todas as exigências proféticas sobre si. Heresia sem precedentes, se a
lei foi abolida, então a morte não mais existe, pois a morte entrou pelo pecado
do homem, e o pecado não existe, pois ele é a transgressão da lei. Portanto, da mesma forma como o pecado
entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio
a todos os homens, porque todos pecaram;
(Rm 5, 12); todo aquele que prática o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei (1Jo 3:4).
(Rm 5, 12); todo aquele que prática o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei (1Jo 3:4).
Você irmão que ensina a palavra do SENHOR tenha cuidado, pois
a Lei de Deus já existia bem antes da criação do homem, ou se assim não fosse
Adão não poderia ter pecado. Você haja que o pagamento que Jesus fez pelos nossos
pecados nos dá direito de transgredir a LEI de DEUS. Claro que não devemos sim
viver em obediência a lei DELE.
Insisto neste versículo:
Qualquer, pois, que
violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens,
será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar
será chamado grande no reino dos céus (Mt 5:19).
Você que ensina e prega a palavra de DEUS quer ser chamado no reino dos céus de
MENOR ou GRANDE?
Jesus explicou as leis
do Reino de Deus no Seu Sermão da Montanha. São magnificações das mesmas leis
que Ele deu no Sinai, leis que Ele viveu perfeitamente na Sua vida inteira.
Jesus disse que se uma pessoa de qualquer forma as diminuir, essa mesma pessoa
será vista como menor (Mateus 5:19). Contudo, tragicamente, a maior parte dos
que dizem seguir Jesus descartam as Suas claras afirmações em assuntos
importantes. (Jesus Cristo A Verdadeira História REVISTA BOA NOVA).
É incrível o esforço de alguns tradutores que se dizem cristãos
para justificarem sua doutrina de anulação da Torah (Dez Mandamentos....).Procuram
até mesmo adulterar o sentido das Escrituras, vejamos exemplo abaixo:
Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque
o pecado é iniquidade (1Jo 3:4)
Isto
não muda nada, pois iniquidade significa transgressão da lei ou costume. O que
esta tradução faz com a palavra do Senhor é torná-la mais vago. No grego a
palavra seria anomia que significa fora da lei, ou seja, estar contra a
Torah (Dez
Mandamentos....). O mal do homem é que ele esta usando a Bíblia conforme eles
pregam, ensinam, ou seja, com falta de equidade (falta de justiça).
Jesus em seu ministério sempre guardou a LEI (Mt 5: 17-20).
Desejo que os irmãos em Cristo reflitam: “ o que poderia
haver de errado com a LEI de DEUS para que o homem queira destruí-la. A lei do
SENHOR é perfeita e restaura a alma (Sl 19: 7a). JESUS CRISTO é o
mandamento vivo.
A 3ª Parte (final) será postada posteriormente.
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