quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A Questão do sábado: A desobediência do homem ao mandamento de Deus 1ª Parte: Obediência aos Dez Mandamentos escritos com o dedo de Deus


   


No Antigo Testamento e Novo Testamento aparecem aproximadamente mais de 246 (duzentos e quarenta e seis vezes) referências aos Mandamentos do Senhor. Transcrevo abaixo alguns deles:
Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar (Êx 24:12);
E esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos (Êx 34:28);
Guardarão, pois, o meu mandamento, para que por isso não levem pecado, e morram nele, havendo-o profanado. Eu sou o Senhor que os santifico (Lv 22:9)

        

No Antigo Testamento e Novo Testamento aparecem aproximadamente mais de 246 (duzentos e quarenta e seis vezes) referências aos Mandamentos do Senhor. Transcrevo abaixo alguns deles:
Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar (Êx 24:12);
E esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos (Êx 34:28);
Guardarão, pois, o meu mandamento, para que por isso não levem pecado, e morram nele, havendo-o profanado. Eu sou o Senhor que os santifico (Lv 22:9)
Por isso guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis. Eu sou o Senhor (Lv 22:31);
Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando (Dt 4:2);
Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra (Dt 4:13);
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos (Dt 5:10);
Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos (Dt 7:9);
Se me amais, guardai os meus mandamentos (. Jo 14:15);
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele (Jo 14:21);
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor (Jo 15:10);
E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom (Rm 7:12);
E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos (1 Jo 2:3);
Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está à verdade (1 Jo 2:4);
 E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista (1 Jo 3:22);
.E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado (1 Jo 3:24)
Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados (1 Jo 5:1-3);
Muito me alegro por achar que alguns de teus filhos andam na verdade, assim como temos recebido o mandamento do Pai (1 Jo 1:4);
Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus (Ap 14:12);
Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas (Ap 22:14);

Definição de Mandamento (LEI): Cada um dos preceitos que constituem o decálogo (Os dez mandamentos da lei de Deus).
Os mandamentos estão escritos em Êx. 20: 3-17 e Dt 5: 6-2. A maneira como Deus entregou a Moisés estão narradas em Êx 19-24. Os Dez mandamentos foram gravadas em duas tábuas de pedra escritas com o dedo de Deus (Êx 31:18; Dt 9:10). Em Êxodo 31:18 e 32:15; os Dez Mandamentos é chamado de as duas tábuas do testemunho, e algumas vezes recebe a terminologia de O Testemunho (Êx 25:16). 
Todo cristão tem que guardar e obedecer aos Dez Mandamentos de Deus eles resumem toda a palavra do SENHOR. Nunca presenciei uma pregação em qualquer Igreja que seja sobre a necessidade da obediência aos mandamentos de Deus parece que eles não existem. Grande parte dos dirigentes de comunidades religiosas esquecem que quando Jesus Cristo veio não existia o Novo Testamento, ELE é o Novo Testamento, e em seu ministério de ensino pautou-se no Antigo Testamento. Pastores, Bispos e outros religiosos têm negligenciado a necessidade de se reportar ao AT, raras vezes fazem uso apenas dos Salmos e provérbios. Muitos deles afirmam que não é possível a sua aplicação em razão de um contexto diferente de hoje esquecem que o NT também ocorreu em um contexto bem diferenciado de nossas épocas. E na maioria das vezes aceitam alguns dos Dez Mandamentos negligenciando outros, mas a palavra do SENHOR é perfeita, veja o que ela diz a respeito de quem tropeça em um ponto da lei Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.(Tg 2:10-11).
A lei de Deus nunca deixou de existir “A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade (Sl 119:142)”.
Sábio, justo e amoroso como é, Deus estabeleceu leis para regulamentar a saúde dos relacionamentos de seus filhos e sua conduta diante dEle. As leis não existem para tolher a liberdade saudável, mas para ampliar seu significado e acelerar seu sentido. (Guia de Estudo Bíblico Ouvindo a Voz de Deus Estudo 14).
A palavra de Deus trata com clareza quem viola o ensinamento de sua doutrina, vejamos:
Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade ( 1tm 6:3.
Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.(Mt 5:19)
Os Dez Mandamentos tratam de nosso relacionamento tanto com Deus quanto com as outras pessoas. Eles testificam nosso estilo de vida cristão.
Como Deus escreveu em duas tábuas, podemos dividi-los em duas categorias principais: os quatro primeiro definem nosso relacionamento com Deus, e os seis definem o relacionamento do homem com as outras pessoas. Eles se encontram em Êxodo 20:3-17, Deuteronômio 5: 6-21.
Os primeiros dois mandamentos esboçam nossa relação com Deus e com a adoração devida a Ele.
I. “Não terás outros deuses diante de mim”.
II. “Não farás para ti nenhum ídolo… Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto…”.
O 3o e 4o mandamentos tratam da nossa relação com o nome e o dia santo de Deus.
III. “Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus…”.
IV. “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, teu Deus…”.
            Os mandamentos de 5 e 7 protegem os laços familiares:
V. “Honra teu pai e tua mãe…”.
VII. “Não adulterarás”.
             Os mandamentos 6, 8, 9 e 10 protegem nossas relações sociais.
VI. “Não matarás!”.
VIII. “Não furtarás!”.
IX. “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”.
X. “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo… nem coisa alguma que lhe pertença”.
( Rede Novo Tempo/ Descobertas Bíblicas).

A 2ª Parte será o estudo do sábado.

  

Nenhum comentário: