terça-feira, 25 de agosto de 2015

TORMENTO ETERNO?




             

Sheol é a palavra hebraica traduzida como inferno no AT. Local dos mortos.. Refere-se a sepultura, não a destino eterno. Jacó, Jó e davi por exemplo sabiam que iriam para o Sheol ou seja para a sepultura e não para um lugar de tormento eterno. No NT Hades tem o significado de inferno, e significa também sepultura e não lugar de tormento eterno. (Mt 11:23, Lc 10:15). Os anjos caídos estão confinados (tartaroo) para o dia do Juízo (@ Pedro 2:4). Eles estão aguardando seus julgamentos em razão de suas rebeliões contra Deus. Tartarro se refere a confinamento dos anjos caídos, e não têm ligação com inferno.    

A  palavra inferno aparece aproximadamente 13 vezes nas Escrituras. Deriva da palavra grega gehena e da combinação das palavras hebraicas Gai e Hinnom "Vale de Hinom". Originalmente, a expressão se referia a um vale situado ao sul de Jerusalém, onde se adoravam divindades pagãs.  Por causa de sua reputação como um lugar abominável, mas tarde passou a ser um depósito de lixo, onde o mesmo era queimado. assim, gehena veio a torna-se sinônimo de "um lugar de fogo". Um lugar para o descarte de coisas inúteis.

Somente Deus pode destruir completamente os seres humanos, eliminando qualquer esperança de ressurreição. As Escrituras ensinam que, futuramente, Deus exterminará os ímpios incorrigíveis pelo fogo e os reconduzirá a cinzas (Malaquias 4:3) extinguindo-os para sempre. "Depois esmagarão os ímpios, que serão como pó sob as solas dos seus pés no dia em que eu agir", diz o Senhor dos Exércitos"( ML 4:3). A morte física não faz distinção entre santos e pecadores. Estes últimos não receberão o dom da vida eterna: "O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.  Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo". (Ap 20:14,15). A segunda morte é a destruição absoluta da qual não haverá ressurreição. O lago de fogo irá consumir totalmente aqueles que sejam lançados nele.Isso está de acordo com a profecia de Malaquias 4:1-3, que diz que o ímpio será finalmente destruído pelo fogo e transformado em cinza.  "Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte". (Ap 21:8). Ser destruído significa que vão ser transformado em cinzas, e deixar de existir absolutamente.. Deus é misericordioso. O castigo é eterno, isto é a morte eterna.     É importante compreender que o plano original de Deus para dar a vida eterna a humanidade fora rejeitado no jardim do Éden por Adão e Eva, mas hoje esta a nossa disposição pelo sacrifício de Jesus Cristo.      

A passagem abaixo passa a ideia de tormento eterno, mas a Escritura não revela tal ideia:  "também beberá do vinho do furor de Deus que foi derramado sem mistura no cálice da sua ira. Será ainda atormentado com enxofre ardente na presença dos santos anjos e do Cordeiro, e a fumaça do tormento de tais pessoas sobe para todo o sempre. Para todos os que adoram a besta e a sua imagem, e para quem recebe a marca do seu nome, não há descanso, dia e noite"( Ap 14:10,11).  Os acontecimentos narrados não são no inferno, mas aqui na terra durante terríveis eventos imediatamente ou após a segunda vinda de Cristo, e não o inferno em outra vida. Os ímpios não terão um momento de descanso em suas vidas em razão de continuarem adorando a besta e sua imagem. Esta passagem descreve os eventos específicos que vão acontecer na terra, no fim desta época.

Nenhum comentário: