domingo, 26 de abril de 2015

A APARÊNCIA E A ESSÊNCIA NO CRISTÃO





                           


  A palavra essência tem origem no latim, e significa natureza, substância ou característica essencial de uma pessoa ou aquilo que se encontra no âmago de alguém. O termo aparência representa o exterior, o que é visto pelo outro.

Qual seria o significado desses dois vocabulários para o Cristão? O verdadeiro cristão deve possuir somente a essência ou somente a aparência?

A resposta a questão da aparência e da essência no povo de Deus encontra-se na passagem da figueira, em que Jesus operou o único milagre de destruição.

Vale lembra que na figueira primeiramente aparecem os frutos e depois as folhas. Vejamos a passagem no Novo Testamento que trata do encontro de Jesus com a Figueira que não produzia frutos:

E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, onde passou a noite. De manhã cedo, quando voltava para a cidade, Jesus teve fome. Vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela, mas nada encontrou, a não ser folhas. Então lhe disse: "Nunca mais dê frutos! " Imediatamente a árvore secou.Ao verem isso, os discípulos ficaram espantados e perguntaram: "Como a figueira secou tão depressa? Jesus respondeu: "Eu lhes asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem, poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e assim será feito. E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão".
(Mt 21:17-22)

A figueira tinha a aparência de bons frutos, porém a sua essência era pobre. Por que Jesus resolveu destruir a figueira ao invés de lhe dar frutos?

A resposta está no paralelismo com o contexto da destruição de mercadorias colocadas a venda no Templo. Ambos ( a figueira e o templo) eram só aparência. A figueira e o Templo aparentavam aquilo que não eram na essência. Assim acontece com muitos cristãos. A aparência é de Cristão, mas a essência é mundana, e vice-versa.

Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.    (Mt 23:28)    

Nenhum comentário: