quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A FACE DE DEUS 2ª PARTE





                                 

muitos textos bíblicos afirmam que determinados personagens viram a face de Deus, como Moi´se Abraão e Jacó, mas será que todos realmente viram o rosto de Deus apesar do livro de Êxodo (Êx 33:20) advertir:
E disse mais: Não poderás ver a Minha face, porquanto homem nenhum verá a Minha face, e viverá.   

A esta celeuma é respondida pela TEOFANIA E PELO ANTROPOMORFISMO.

Teofania:: manifestação grandiosa de Deus.  Exemplos:

E disse o SENHOR a Moisés: Eis que Eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando Eu contigo, e para que também te creiam eternamente. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao SENHOR.  (Êx 19:9) 

Antropomorfismo: Particularidades de Deus com o homem, tais como: sentimento, formas....

Exemplos:

E disse mais: Não poderás ver a Minha face, porquanto homem nenhum verá a Minha face, e viverá.  
(Êx 33:20)

Nenhum comentário: