quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O QUE FAÇO PARA SER AMADO POR DEUS



,"Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amo"." 1 Jo 4:7

A palavra amor não tem o mesmo significado, isto é ela muda de sentido de acordo com o contexto: Ex: Amo Açai (significa que desfruta); Amo essa roupa (significa que admira). E o amor de Deus? Como consegui-lo?
Primeiramente se faz necessário definir o amor no sentido Bíblico. O amor para conseguir êxito passa primeiramente por um bom relacionamento. Como vc pode amar seus filhos, esposa se não existe relacionamento. É assim com Deus.
Os Dez Mandamentos definem o amor. Jesus Cristo afirmou que a finalidade maior da Lei de Deus é ensinar como aplicar os dois grandes princípios Amar a Deus e Amar uns aos outros "Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta:Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento.E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas." (Mt 22:33-40).
Por que muitos cristãos afirmam que o amor divino somente é ensinado no Novo Testamento? O amor é ponto central tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento. Em Mt 22:33-40 Jesus estava citando Lv 19:18 ""Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor". Moisés falando ao povo de Israel disse "12 E agora, ó Israel, que é que o Senhor seu Deus pede de você, senão que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, ao seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma, e que obedeça aos mandamentos e aos decretos do Senhor, que hoje lhe dou para o seu próprio bem? ( Dt 10:12-13).
Diante de Deus obedecer aos Dez Mandamentos e o amor estão estritamente ligados. Paulo escrevendo aos Romanos afirmou "Pois estes mandamentos: "Não adulterarás", "não matarás", "não furtarás", "não cobiçarás", e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: "Ame o seu próximo como a si mesmo.O amor não pratica o mal contra o próximo. " (Rm 13:9).
2 Jo: 1:6 responde a pergunta o que é o amor? "E este é o amor: que andemos em obediência aos seus mandamentos. Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o mandamento é este: que vocês andem em amor". Paulo diz "Portanto, o amor é o cumprimento da lei". (Rm 13:10).
Tiago confirma que a lei real divina inclui a obediência aos Dez Mandamentos " Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: "Ame o seu próximo como a si mesmo", estarão agindo corretamente. Mas se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores.0 Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente." (Tg 2:8-10).
Para amar a Deus e ser amado por ELE é necessário ter um bom relacionamento. Veja esta passagem " Aquele que diz: "Eu o conheço", mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou". (1 Jo 2:4-6). O próprio Jesus afirmou sobre o amor e o relacionamento com os Dez "Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.



Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço". (Jo 15:9-10).

Assim irmãos obediência e o amor divino são inseparáveis. o Amor divino assim como os Dez Mandamentos não são cansativos, veja o que diz João "Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados". (1 Jo 5:3).

""Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos." (Jo 14:15)

""Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor..Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço". (Jo 15:9-10)

" Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele". (Jo 14:21)

" Respondeu Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada". (Jo 14:22)

Não obedecer aos Dez Mandamentos é simplesmente violar as regras divinas do amor, isto é cometer pecado. Irmão ande na palavra, seja obediente a Deus.


Sergio Roma

Nenhum comentário: