quinta-feira, 27 de junho de 2019

ARCO-ÍRIS OU ARCO DA ALIANÇA






Primeiramente é importante salientar que a palavra arco-íris não existe no texto bíblico. As Escrituras transcrevem apenas o termo arco por 7 (sete) vezes no livro de Gênesis, e nenhum com significado de arco-íris.

Resultado de imagem para arco da aliança

As quatros citações que alguns pastores usam em suas pregações como sendo arco-íris, na verdade é apenas a palavra ARCO (qesheth), que significa sinal, símbolo: 


 O Meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre Mim e a terra.  E acontecerá que, quando Eu trouxer nuvens sobre a terra, o arco aparecerá nas nuvens. Então Me lembrarei da Minha aliança, que está entre Mim e vós, e entre toda a criatura vivente de toda a carne; e as águas não mais se tornarão em dilúvio para destruir toda a carne.  E o arco estará nas nuvens, e Eu o verei, para Me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a criatura vivente de toda a carne, que está sobre a terra."  (Gênesis 9:13-16)

Nos Versículos anteriores Deus prometeu a Noé e a toda humanidade que não mais destruiria a terra por nenhum diluvio, e como símbolo dessa promessa surgirá entre as nuvens um arco.

E Eu estabeleço convosco a Minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não mais haverá dilúvio, para destruir a terra."  E disse Deus: "Este é o sinal da aliança que faço entre Mim e vós, e entre toda a criatura vivente, que está convosco, por gerações eternas.  O Meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre Mim e a terra.  E acontecerá que, quando Eu trouxer nuvens sobre a terra, o arco aparecerá nas nuvens. (Gênesis 9:11-14)

Assim Deus afirmou a Noé que quando trouxer nuvens sobre a terra, o ARCO aparecerá nas nuvens. Uma interpretação literal do texto bíblico pode levar a conclusão que toda as vezes que aparecerem nuvens o ARCO (nesse caso, segundo entendimento da grande maioria, ARCO-ÍRIS) deveria surgir. E isso não acontece. 

Pergunta: Por que no meio cristão foi acrescentado o termo ÍRIS a palavra arco ?

Bem se sabe que a maioria dos homens almejam serem maiores que Deus. O SENHOR deixou um sinal de sua aliança com a Noé: O arco, no meio da chuva. O que se precisa saber que arco seria este.

Para piorar a situação a NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje) e a Bíblia Viva acrescentaram à palavra arco o termo íris. Absurdo, o próprio Deus não o fez.


Significado da palavra QESHETH (Fonte: Bíblia Hebraica Stuttgartensia with strongs):Arco, arqueiro


Significado da palavra ÍRIS:

Pois “íris”, palavra que hoje nos passa a ideia de cores (e por isso denomina a parte colorida dos olhos), é uma palavra grega para  “mensageira”, “a que leva mensagens pela palavra” ou "arco-íris".O nome Íris tem origem no grego Íris e, segundo Platão, deriva do verbo eiren, “dizer”, e significa “mensageira" ou "mensageira pela palavra”.Na mitologia grega Íris era uma deusa mensageira dos outros deuses e se manifestava como um arco-íris colorido no céu, simbolizando sua ligação entre o Céu e a Terra.A deusa Íris é descrita como uma virgem com asas de ouro, que consegue se mover em todos os lugares do mundo, até mesmo as profundezas do oceano e do mundo subterrâneo.


O correto aqui seria ARCO DA ALIANÇA, ARCO CELESTE. Vale salientar que precisamos ter cuidado no emprego de termos que não pertencem ao cenário bíblico. Principalmente termos pagãos, isso prova que o pai da mentira faz de tudo para a corromper a vida dos filhos  de Deus. Sejamos vigilantes. 

E o fim de todas as coisas tem chegado vizinho . Portanto, sede sóbrios- auto controlados e sede vigilantes para as orações. ( 1 Pedro 4:7)  

Claro que ninguém precisa se sentir culpado por falar “arco-íris” sem saber da verdadeira origem do nome. No entanto, vale a pena saber como alguns aspectos pagãos têm entrada forçada em nosso dia a dia, uma prova de que o pai da mentira faz de tudo para contaminar, secreta ou diretamente, a vida dos filhos de Deus.

Não esqueçamos que a Bíblia diz que um dia Deus irá destruir a terra com fogo :

Sabendo vós primeiramente isto: Que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências,  E dizendo: "Onde está a promessa da vinda dEle? Porque desde que os pais foram adormecidos, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação."  
Porque, intencionando eles, isto é ignorado por eles: Que é pela Palavra de Deus que os céus existiam já desde a antiguidade e a terra existe tendo-se postado para fora da água e através da água,   Pelas quais águas fez-se perecer o mundo de então, havendo sido coberto pelas águas do dilúvio. Mas, pela mesma Palavra, os céus e a terra de agora estão tendo- sido- reservados- como- tesouro, estão sendo guardados para o fogo, para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios.
( 2 Pedro 3:5-7)

Nenhum comentário: