Muitos foram chamados de Mestres: Sócrates, Platão Aristóteles, Piaget e outros. Estes deixaram obras escritas, mas Jesus não deixou um livro escrito.
Jesus foi e é e será o maior mestre da história. Mensagens que iam ao encontro das frustrações e despontamentos das pessoas. Os mestres (professores) utilizam dos mais variados instrumentos pedagógicos (vídeo-aula, retroprojetor..) Jesus usava os campos, as montanhas, os animais, as tempestades.
Quase tudo tinha um ensino-aprendizagem. Jesus mostrou no ensino a gloriosa oportunidade de formar os ideias, as atitudes e a conduta do povo em geral. O ensino fora a principal preocupação e ocupação de Cristo.
Ensinava com autoridade. A graciosidade e a severidade eram os elementos pertinentes no modo de Jesus ensinar.
Mestre:
1. Jesus se auto intitulava mestre. Mt 5:2;
2. Os seus discípu.los o chamavam de mestre;
3. Os inimigos, herodianos e inquiridores também o chamava de mestre.
Era o mestre da educação usando as mais diversas formas de levar a aprendizagem a seus alunos: perguntas, , parábolas. Não havia momento, lugar para seus ensinos ( templos, sinagogas, montanhas, praças, estradas, deserto, praias). Ensinou verdades ( EU Sou a verdade.....) que mudou e mudará o universo.
O grande tema do ensino de Jesus fora o REINO DE DEUS. O SENHOR tinha a palavra, a verdade e a autoridade humana e divina.
Muitos mestres humanos apresentaram desvios de caráter, mas em Jesus não fora encontrado nenhum erro. Até o próprio Juiz de sua morte, Pilatos, afirmou que não havia encontrado crime algum em Jesus.
Como todo bom aluno devemos e temos por obrigação seguir ao mestre "JESUS CRISTO".